Índice da cesta básica tem queda em Cataguases no mês de fevereiro

O Índice da Cesta Básica de Cataguases (ICB-FIC/UNIS), calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, indicou uma queda de -1,90% neste início de fevereiro em comparação com janeiro.

As maiores quedas foram nos produtos hortifrutigranjeiros (tomate, batata e banana) e na farinha de trigo. Enquanto que os produtos com maiores elevações foram o leite integral e o feijão carioquinha. Ao considerar o intervalo de 12 meses, entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023, a inflação da cesta básica na cidade acumula alta de 7,06%. Esta pesquisa utiliza uma metodologia adaptada do DIEESE e consiste na coleta de preços dos 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade.

No início de fevereiro, o valor da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta em Cataguases é de R$645,64. Tal valor representa 53,61% do salário mínimo líquido (salário mínimo total descontado o INSS). Um trabalhador que recebe o salário mínimo precisa trabalhar 109 horas e 06 minutos por mês para adquirir essa cesta de alimentos para o seu sustento.

Entre janeiro e fevereiro, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisados em Cataguases, seis tiveram alta nos preços médios: Leite integral (5,10%), Feijão carioquinha (3,60%), Café em pó (1,22%), Pão francês (0,83%), Arroz (0,80%) e Manteiga (0,03%). Um produto manteve o preço médio inalterado: o açúcar refinado. E seis produtos apresentaram diminuição em seus preços médios: Tomate (-15,41%), Farinha de trigo (-4,43%), Batata (-4,37%), Banana (-2,98%), Óleo de soja (-0,49%) e Carne bovina (-0,15%).

Os resultados deste mês em Cataguases, Varginha e Pouso Alegre mais uma vez demonstraram convergência, com queda no valor médio da cesta básica. Como previsto no relatório anterior, a intensificação da safra de alguns produtos ocasionou o aumento da oferta e a diminuição dos seus preços. Outro fato comum foi a nova elevação nos preços do leite integral após as quedas nos últimos meses.

Mais uma vez ficou enfatizado que o comportamento dos preços está muito relacionado com a dinâmica da oferta dos produtos, o que exige políticas de incentivo à produção e disponibilidade local para contribuir com a diminuição do valor da cesta básica. Além disso, cabe destacar que esta é a primeira pesquisa que considera o novo valor do salário mínimo, reajustado em 7,42% neste ano.

Como em um ano o valor da cesta básica em Cataguases subiu 7,06%, nota-se que a recomposição do poder de compra dos assalariados foi quase nenhuma e o preço dos alimentos básicos continua impactando o orçamento das famílias.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.