Em fevereiro Índice da Cesta Básica apresenta queda na cidade de Varginha

Após cinco meses consecutivos de alta, o Índice da Cesta Básica de Varginha (ICB-UNIS), calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e pelo GEESUL, teve queda de -5,40% no início de fevereiro em comparação com o mesmo período do mês de janeiro.

Os produtos com maior diminuição nos preços médios foram os hortifrutigranjeiros (batata, tomate e banana), já o leite integral voltou a apresentar forte alta. No período de doze meses (fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023) o valor da cesta básica em Varginha subiu 12,52%. A pesquisa segue como padrão uma metodologia adaptada do DIEESE e consiste na coleta de preços dos 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade.

No início deste mês de fevereiro, o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de Varginha é de R$643,46. Este valor corresponde a 53,43% do salário mínimo líquido (salário mínimo total menos o desconto do INSS). O trabalhador da cidade de Varginha que recebe um salário mínimo mensal necessita trabalhar 108 horas e 44 minutos por mês para adquirir essa cesta de bens alimentícios básicos.

Comparando os valores de fevereiro com janeiro deste ano, foi possível verificar que, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisada em Varginha, cinco apresentaram alta nos preços médios: Leite integral (9,05%), Arroz (0,68%), Feijão carioquinha (0,65%), Pão francês (0,43%) e Açúcar refinado (0,15%). Oito produtos tiveram queda nos preços: Batata (-26,45%), Tomate (-18,84%), Banana (-5,56%), Óleo de soja (-2,85%), Carne bovina (-2,28%), Farinha de trigo (-1,47%), Café em pó (-1,45%) e Manteiga (-0,76%).

Conforme previsto no último relatório, a intensificação da safra de verão dos hortifrutigranjeiros ocorreu e com isso elevou-se a oferta destes produtos, contribuindo para as quedas ocorridas no início deste mês. No entanto, alguns pontos precisam ser enfatizados, como por exemplo o aumento no preço do leite integral e a estabilidade nos valores do arroz e do feijão carioquinha em patamares bastante elevados.

Os resultados, mais uma vez, consolidam a percepção de que o comportamento dos preços está muito relacionado com a dinâmica da oferta dos produtos, o que exige políticas de incentivo à produção e disponibilidade local para contribuir com a diminuição do valor da cesta básica.

Por fim, precisamos salientar outra questão importante, esta é a primeira pesquisa considerando o novo valor do salário mínimo, cujo reajuste foi de 7,42% e que ficou abaixo do aumento da cesta básica em um ano que totalizou 12,52%. Isso reforça a noção de que o preço dos alimentos básicos continua impactando profundamente o orçamento das famílias.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.