Vice-Reitor da UCATEC fala sobre Internacionalização

Em Varginha para participar do I Simpósio Internacional Online de Inovação, o Vice-Reitor de Desenvolvimento Institucional da UCATEC [Bolívia], PhD Juan Carlos Arroyo, falou com exclusividade para o portal do Grupo Unis. Arroyo visita o Brasil pela segunda vez, a primeira foi em maio desse ano para participar do I Congresso Internacional da Rede ACINNET [Academic International Network], e ministrou a palestra “Desafios da Pesquisa- Uma Sociedade Sustentável” na abertura do Simpósio.

Inovação
Acredito que o primeiro passo que precisa ser dado para se buscar a inovação é compreender as pessoas, sejam estudantes, professores ou executivos. A inovação tem uma base fundamental que se denomina criatividade. Este elemento precisa constar no dia a dia das universidades. Notei muita criatividade nos trabalhos de iniciação científica, nas mais diversas áreas e disciplinas, esta linha inovadora faz toda a diferença em nível acadêmico para uma Instituição de Ensino Superior.

Rede ACINNET
O grande desafio da Rede ACINNET é fomentar e desenvolver a Internacionalização diariamente entre as universidades parceiras. Não pode haver fronteiras. É necessário compartilhar ideias, aprimorar pensamentos e raciocínios, evoluir constantemente. Seria muito bom começarmos a fazer o intercâmbio de professores entre as instituições. Isso é inovar, fazer algo diferente, ampliar horizontes acadêmicos. É oportuno também vincularmos a universidade com as empresas e a sociedade, este é o futuro. Os passos iniciais estão dados, nossa Rede está progredindo, mais ainda podemos crescer muito mais, há muito trabalho a ser feito.

Esta é a segunda vez que visito o Unis e a impressão que tenho é que se desenvolve aqui um bom trabalho humanístico, de valorização das pessoas. Vejo muita cordialidade entre os estudantes, professores e colaboradores. Sem dúvidas é um grande diferencial. Equipes de alto rendimento se constroem com interação entre departamentos, rompendo barreiras, para ser um todo. Não podemos trabalhar em ilhas, isolados, pois quando estamos juntos podemos somar e crescer. Hoje também não basta ser bom em apenas uma coisa, é preciso enxergar tudo de maneira transdisciplinar, quanto mais você souber, melhor. Vi o Reitor almoçando próximo dos alunos e colaboradores, é uma atitude admirável. O executivo mais importante da universidade estar próximo das pessoas possibilita uma visão mais real do que acontece. Dessa maneira, é possível detectar se os estudantes e funcionários estão satisfeitos, eis ai uma gestão universitária inovadora.

Gostei muito do livro “A história de um sonho” que conta os 50 anos da Instituição. A Universidade é uma construção permanente, se caminha passo a passo. Quando a história não é escrita, ela se perde. É preciso sempre publicar, não só as histórias, mas também todas as pesquisas e produções intelectuais. Quanto mais isto for feito e os universitários se sentirem motivados a produzirem seus trabalhos de iniciação científica, teremos a plena certeza de que a universidade está no caminho certo.