Valor da cesta básica tem leve queda em Pouso Alegre no mês de Abril

Pelo terceiro mês consecutivo, o Índice da Cesta Básica de Pouso Alegre (ICB – Faculdade Unis Pouso Alegre) indicou queda, desta vez em patamar menor que nos meses anteriores, de -0,85% entre março e abril. A queda nos preços do tomate, óleo de soja, carne bovina e banana compensaram as altas ocorridas no feijão carioquinha, leite integral e batata. Comparando o valor de abril deste ano com o mesmo período em 2022 verifica-se uma queda de -4,83% no valor da cesta básica na cidade.

O levantamento dos dados é realizado seguindo uma metodologia adaptada do DIEESE e ocorre na primeira semana de cada mês por meio da coleta de preços dos 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados de Pouso Alegre.

Neste princípio do mês de abril, o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de Pouso Alegre é de R$637,58, valor correspondente a 52,94% do salário mínimo líquido (salário mínimo total menos o desconto do INSS). Dessa forma, o trabalhador que recebe um salário mínimo mensal precisa dedicar 107 horas e 44 minutos por mês para adquirir essa cesta.

Nas demais cidades também pesquisadas pelo Unis, o valor desta mesma cesta neste mês é: Varginha (630,82) e Cataguases (R$606,05).

No que se refere ao feijão carioquinha, a diminuição da área plantada, a menor qualidade e os altos custos de produção têm impactado fortemente a oferta e refletindo em consideráveis altas nos preços. A perspectiva é que não ocorram mudanças neste cenário no curto prazo, o que pode manter este item com preço elevado durante boa parte deste ano de 2023. A oferta de leite bastante limitada no campo e os custos altos de produção contribuíram para essa nova elevação nos preços médios do leite integral, mesmo com a demanda desaquecida. O início do período de entressafra a partir deste mês de abril pode influenciar ainda mais no valor dos derivados lácteos. Em relação à batata, o menor ritmo de colheita em algumas regiões produtoras e, principalmente, a maior demanda que é comum neste período de Quaresma e Semana Santa, explicam essa alta nos preços médios. Porém, no curto prazo a oferta deve voltar a se elevar e se manter dessa forma até o fim da safra de verão, podendo provocar queda nos valores do produto.

O tomate tem apresentado uma considerável intensificação da safra, provocando aumento no volume ofertado em todas as regiões produtoras e contribuindo para a queda nos seus valores médios. No que tange ao óleo de soja, a oferta da soja encontra-se em patamar maior que a demanda, já que os produtores precisam vender seus estoques para liberar espaço nos armazéns para a próxima safra e os compradores estão cautelosos nas aquisições, influenciando diretamente no valor dos derivados. Em relação à carne bovina, esse resultado ainda se deve ao aumento da disponibilidade de animais para o abate e ao período de suspensão das exportações para a China. Porém, o fim dessa suspensão no final de março e a elevação das vendas para o mercado externo podem impedir novas quedas nos preços e até mesmo gerar aumentos a depender do comportamento da demanda interna.

O resultado deste mês em Pouso Alegre foi muito parecido com o que foi verificado em Varginha. A melhoria na disponibilidade de produtos como os hortifrutigranjeiros e o óleo de soja contribuiu para a diminuição nos seus preços. Por outro lado, a demanda influenciou o comportamento de alguns produtos, como no caso da batata. Cabe destacar também as fortes altas do feijão carioquinha e do leite integral, cujos preços encontram-se em patamares bem elevados desde o ano passado. Nos relatórios deste mês, estamos reforçando a percepção de que, mesmo com as recentes quedas nos valores da cesta básica, o seu custo ainda se encontra bastante elevado, visto representar mais da metade do salário mínimo líquido. No curto prazo é preciso estar atento ao início da entressafra de alguns destes produtos, o que pode provocar novas altas no valor da cesta básica.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.