Universitários de Fisioterapia conscientizam estudantes de Varginha sobre os efeitos do tabaco

No dia 26 de maio, alunos do segundo e terceiro período do curso de Fisioterapia do Unis estiveram no Colégio Logos, em Varginha, realizando uma exposição para os alunos abordando os efeitos do tabaco.

Buscando a conscientização dos jovens, a ação reuniu cerca de 250 alunos, que acompanharam a comparação entre um corpo humano saudável e um que sofreu ação do tabaco, além de receberem panfletos informativos e realizarem perguntas diversas sobre o assunto.

O universitário Lucas Jordão, ao se referir sobre a atividade, demonstra a alegria de estar em campo: “A gente quando aprende a teoria é bom demais, mas quando falamos sobre esse aprendizado às pessoas que ainda não têm esse conhecimento é muito gratificante. Esse exercício de se comunicar com outras pessoas é muito bom mesmo”.

O tabagismo prejudica a saúde de quem fuma, daqueles que estão involuntariamente expostos à fumaça e até mesmo de quem cultiva tabaco, onde são utilizadas grandes quantidades de agrotóxicos, outro importante fator de risco para o câncer e outras doenças, aponta a Profa. Adriana Alves Pineli, responsável pela disciplina de Patologia Geral e organizadora da ação prática de conscientização.

A ação vem da proposta do Grupo Unis de exercitar os alunos junto à comunidade além dos muros da universidade. O mês de maio é referencial para a conscientização do efeito nocivo do tabaco. A redução do consumo de tabaco precisa ser identificada como uma alavanca fundamental para alcançar todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Estamos abertos para escolas que desejem promover ações como esta. Entre em contato através do e-mail: monica.ferreira@unis.edu.br.