Unis sedia o III Seminário “Educação e Projeto de Vida” promovendo reflexões e conexões globais

No dia 19 de setembro, a Unidade Avançada do Unis no Via Café Shopping Center em Varginha, sediou o III Seminário “Educação e Projeto de Vida”, promovido pela rede “Projeto de Vida”. O evento, organizado pelo Mestrado do Unis e pelo Departamento de Relações Internacionais, contou com a participação de pesquisadores de renome, reunindo expertises para debater questões fundamentais sobre o futuro dos jovens e a educação.

A Rede “Projeto de Vida”

A rede “Projeto de Vida” é um consórcio de pesquisadores dedicados a investigar as representações sociais de jovens do Ensino Médio, especialmente aqueles pertencentes a classes menos favorecidas, sobre seus Projetos de Vida. Além disso, a rede também se propõe a entender como os professores podem contribuir para a construção e realização dessas perspectivas.

Com a participação de instituições acadêmicas renomadas como Unis, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Universidade Federal do Pará (UFPA), a rede “Projeto de Vida” tem se destacado por suas pesquisas e ações voltadas para a promoção de uma educação inclusiva e voltada para o desenvolvimento integral dos jovens.

Dra. Dorra Ben Alaya: Uma Presença Internacional

Um dos pontos altos do seminário foi a presença ilustre da professora Dra. Dorra Ben Alaya, Professora Titular em Psicologia Social da Université de Tunis El Manar, na Tunísia. Sua participação no evento foi parte de um projeto em rede financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), no qual o Mestrado do Unis teve a oportunidade de colaborar.

A vinda da Dra. Dorra Ben Alaya agregou um caráter internacional ao seminário, enriquecendo ainda mais as discussões sobre os projetos de vida dos jovens. Sua expertise em Psicologia Social trouxe uma perspectiva global para as questões abordadas, incentivando a troca de conhecimento entre pesquisadores de diferentes partes do mundo.

Temas de Destaque

O III Seminário “Educação e Projeto de Vida” abordou temas essenciais para a compreensão e o desenvolvimento das perspectivas dos jovens em relação ao seu futuro. Durante o evento, foram explorados três temas principais:

Representações Sociais e Projeto de Vida: Este tema central, proferido pela profa, Dorra, permitiu uma análise profunda das representações sociais dos jovens em relação ao seu Projeto de Vida. Foram discutidas como as crenças, valores e experiências moldam as visões que os estudantes têm sobre o que desejam alcançar em suas vidas.

Ensino Médio e Projeto de Vida: Neste tópico a profa. Leonor destacou a importância da educação no contexto da construção dos projetos de vida dos estudantes do Ensino Médio. Foram discutidas práticas pedagógicas, abordagens curriculares e estratégias educacionais que podem capacitar os jovens a identificar seus interesses, talentos e aspirações.

Emancipação frente à Contradição Opressor e Oprimido: O tema discutido pelo prof. Ariovaldo abordou questões relacionadas à emancipação dos jovens diante das contradições sociais, econômicas e políticas que muitas vezes os colocam em situações de opressão. Os participantes exploraram como a educação pode ser uma ferramenta poderosa para capacitar os jovens a reconhecer e enfrentar sistemas opressores, promovendo a autodeterminação e a busca por um futuro mais justo e igualitário.

Esses temas, discutidos durante o seminário, refletem o compromisso dos participantes em compreender e melhorar o papel da educação na vida dos jovens, buscando proporcionar a eles oportunidades mais igualitárias e a capacidade de traçar trajetórias de vida significativas e realizadoras.

Impacto e Continuidade

O III Seminário “Educação e Projeto de Vida” promoveu reflexões profundas e estimulou a construção de soluções inovadoras para a educação de jovens. O evento reforçou o compromisso da rede “Projeto de Vida” em buscar formas de tornar a educação mais inclusiva e alinhada aos anseios e expectativas dos estudantes. Além disso, a presença da Dra. Dorra Ben Alaya ressaltou a importância da colaboração internacional no campo da educação e da pesquisa, abrindo portas para futuras parcerias e intercâmbios acadêmicos.

Com uma atmosfera de aprendizado e troca de experiências, o seminário marca o início do trabalho conjunto com a profa. Dorra e os pesquisadores da universidade da Tunísia, dando continuidade ao projeto de vida dos jovens estudantes e abordando as questões sociais para melhorar a qualidade de vida da população brasileira e tunisiana.