Psicólogo e professor russo profere palestra para alunos da Psicologia do Unis

No dia 23 de novembro, os alunos do curso de Psicologia do Unis participaram de um momento de interação com o psicólogo e professor russo Eduard Patrakov. Ele está no Brasil para uma visita ao Grupo Unis, instituição com a qual mantém parceria em pesquisas.

psicologiaO Prof. Patrakov apresentou suas pesquisas que envolvem a análise de riscos socioculturais e psicológicos nas oportunidades para inovação e startups. Com uma formação cognitivista e social, o professor destacou o modelo multivetorial para compreensão dos riscos da inovação que contempla os vetores i) sociais/ambientais, ii) econômicos e tecnológicos e iii) psicológicos. O destaque foi dado a esse último vetor, uma vez que se houver subjetividade, tecnofobia e um pessimismo frente aos avanços tecnológicos há baixa adesão da população às inovações. Assim, a objetividade das ações e o otimismo tecnológico contribuem de forma considerável para a incorporação e adesão social às inovações.

O Prof. Ernani Guimarães, coordenador do curso, ressaltou que dentro das diretrizes institucionais está esse apoio ao empreendedorismo estudantil, inclusive é uma das possibilidades de execução do TCC para os alunos do curso de Psicologia. “Pensar a inovação é uma necessidade do nosso tempo e há muita demanda envolvendo a psicologia. Há um incentivo no curso para que estudantes empreendam, tanto que temos empresas nascendo a partir da prática de alunas”, comentou o coordenador.

O aluno de Psicologia Arthur Sordi Vigorito, do oitavo período, sintetizou o momento: “O Prof. Patrakov nos contou um pouco sobre a pesquisa que desenvolve há mais de dez anos, sobre os vários riscos que podem ser analisados antes de se iniciar uma startup. Com isso, o negócio terá maiores chances de sucesso! Apesar da diferença de idiomas, o professor fez o possível para se comunicar e responder nossas perguntas.”

O curso de Psicologia de Unis busca oferecer cada vez mais experiências internacionais aos alunos, seja pela possibilidade de mobilidade acadêmica – já houve alunas em mobilidade para Portugal e Chile, ou pela oportunidade de trocas, destacando momentos e seminários realizados com parceiros do Chile, Colômbia, México, Paraguai, Itália e agora Rússia.