Professores do Grupo Unis publicam artigo sobre discussões de gênero

Os professores da Gestão de Educação e Negócios do Grupo Unis, Terezinha Richartz e José Joel Corsini da Silva Júnior, publicaram juntos um artigo com o título: “Masculinidade Hegemônica e Cultura: relações de uma sociedade e seus reflexos em uma escola do interior de Minas”. O material foi publicado na revista Interletras.

O professor Joel além das aulas na graduação, no Grupo Unis, também leciona para alunos de ensino médio, em um colégio da cidade de Machado. E foi justamente neste ambiente que notou um comportamento polarizado e preconceituoso de alunos, quando as discussões de gênero entram em pauta. Alunos, de classe média e classe média alta, exteriorizavam com frequência opiniões, às vezes de formas sutis, que não colocavam a mulher e homossexuais no mesmo patamar do homem heterossexual na sociedade.

Este comportamento específico é definido pela estudiosa australiana de relações de gênero, Raewyn Connell, como “Masculinidade Hegemônica”; ou seja, um conjunto de práticas sociais que permite que a dominação de homens sobre as mulheres ainda se perdure.

Como as discussões sobre gênero e educação faziam parte de uma disciplina que o professor Joel assistia, como aluno especial, no curso de Mestrado em Educação da Unifal, e também é um tema de pesquisa recorrente da Profa. Terezinha, deu-se início ao artigo.

Depois de pronto, foi procurada uma revista que estivesse com edital aberto dentro da  temática abordada. Também nos preocupamos com a qualificação da revista para pontuar tanto para o Unis quanto para os autores do trabalho”, comentou a Profa. Terezinha.

O tema apresentado é importante, porque diante de uma sociedade patriarcal que determina espaços de homens e mulheres, é necessário estar atento a todas as demonstrações de machismo. Como educadores precisamos ter tolerância zero, em todos os espaços com a discriminação de gênero.  A masculinidade hegemônica aponta para uma cultura em que o homem está no centro, já que quase tudo o que o homem faz é considerado mais importante do que as atividades femininas. Dentro da sala, temos possibilidades de contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária, permitindo de forma mediada o diálogo, a leitura, e a pesquisa sobre a temática”, concluíram os professores.

O artigo completo pode ser acessado clicando aqui.

Sobre a Revista Interletras

Com a missão de promover e divulgar pesquisas produzidas nos campos dos estudos da linguagem e da educação, a Interletras reúne artigos científicos e resenhas produzidas por alunos pesquisadores, doutores e professores doutores vinculados a diversas instituições de ensino superior ,sejam esses trabalhos oriundos de pesquisas nacionais e/ ou internacionais, além de anunciar notícias de eventos científicos das citadas áreas do conhecimento.