Professores do Grupo Unis apresentam artigo no principal evento de pesquisa na área de Ciência da Informação do Brasil

Entre os dias 21 e 25 de outubro aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o XX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). Os professores do Grupo Unis, Rodrigo Franklin Frogeri e Liz Áurea Prado estiveram presentes nos quatro dias do evento, e tiveram um artigo científico aprovado para apresentação na ocasião, fruto dos estudos desenvolvidos pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis.

Desenvolvido em conjunto pelos professores Rodrigo Franklin Frogeri, Pedro dos Santos Portugal Júnior, Liz Áurea Prado, Fabrício Pelloso Piurcosky, Guaracy Silva e Stefano Barra Gazolla, o artigo intitulado “DESENVOLVIMENTO REGIONAL E GERAÇÃO DE CONHECIMENTO: estudo de casos múltiplos em conselhos empresariais”, analisou de que forma os conselhos empresariais contribuem para a geração de conhecimento nas organizações participantes.

De acordo com o trabalho, os resultados permitiram inferir que um processo sistemático de documentação do conhecimento tácito apresentados nas reuniões e posterior estabelecimento de uma base de conhecimento de cada conselho pode ampliar a aplicação dos temas discutidos nas organizações participantes. Instituições do tipo conselho empresarial podem contribuir para o desenvolvimento regional ao direcionar inovações nas organizações fundamentadas por uma melhor gestão das informações e compreensão, por parte dos envolvidos, das demandas de mercado e cenário econômico.

O estudo completo pode ser acessado clicando aqui.

Sobre o ENANCIB

O Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação é o principal evento de pesquisa e de pós-graduação da área de Ciência da Informação do País e visa discutir e refletir a produção de conhecimento na área, de modo a estimular, por meio de amplo diálogo entre os pesquisadores que nela atuam, a realidade dos programas de pós-graduação. Consiste em um foro privilegiado para a reflexão e o compartilhamento das pesquisas científicas em Ciência da Informação e áreas de interface, congregando pesquisadores, docentes e pós-graduandos.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos