“Olhos D’água” de Conceição Evaristo é o tema do próximo encontro do Clube de Leitura Diadorim

No dia 13 de julho, o Clube de Leitura Diadorim, formado por alunos, ex-alunos, professores e colaboradores do Grupo Unis, além da comunidade em geral de Varginha e região, realiza o terceiro encontro virtual do ano.

Em sua sexta temporada de atividades, o Clube Diadorim está trabalhando com o tema “Mulheres na Literatura Brasileira”, explorando e se aprofundando ao longo do ano em grandes obras de autoras nacionais. No terceiro encontro virtual do ano, os leitores vão se reunir para compartilhar suas impressões e opiniões sobre a obra “Olhos D’água”, da autora Conceição Evaristo.

Natural de Belo Horizonte, Conceição Evaristo é um dos principais nomes da literatura contemporânea, atuando como poeta, contista, romancista e importante teórica de estudos literários e afro-brasileiros, que a levaram a ser homenageada como Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti 2019 e vencedora do Prêmio Jabuti 2015.

Suas obras trazem como matéria-prima literária a vivência das mulheres negras, suas principais protagonistas, sendo repletas de reflexões acerca das profundas desigualdades raciais brasileiras. Assim acontece em “Olhos D’água”, uma coleção de contos onde Conceição ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem.

O encontro virtual sobre a obra acontece no dia 13/07, às 20h, e é aberto para todos os interessados. Você pode participar desse momento de incentivo à literatura se inscrevendo aqui.

Sexta temporada do Clube Diadorim

Trazendo uma atenção para o centenário da Semana da Arte Moderna, a temporada de 2022 teve início no mês de fevereiro com uma live apresentando o tema dos encontros do ano, e fazendo uma leitura-debate sobre o conto “Uma Galinha” de Clarice Lispector.

Outra obra da autora foi também votada pelos leitores para ser a primeira leitura do ano do Clube Diadorim. Dentre obras de mulheres do Modernismo Brasileiro, o livro “A hora da estrela” foi escolhido para nortear o primeiro encontro virtual do ano que aconteceu no dia 05 de abril.

No dia 31 de maio, aconteceu o segundo encontro virtual do ano, que trouxe como tema de discussão a obra “Pequena coreografia do adeus”, da autora Aline Bei.

Sobre o Clube Diadorim

Criado em 2016 por alunos e professores do curso de Letras do Grupo Unis, o Clube de Leitura Diadorim está em sua sexta temporada de atividades literárias, realizando encontros virtuais ao longo do ano, que agregam leitores do Brasil inteiro.

O Clube de Leitura Diadorim busca criar espaços de debate e troca de experiências sobre o universo literário, além de despertar o interesse e o prazer pela leitura em nossa comunidade.

O nome do Clube presta homenagem à personagem Diadorim, da obra de João Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas”, buscando representar no nome a literatura brasileira e também a força do nosso Clube, que já está no seu sexto ano de atividades.

Além da realização dos encontros com debates das obras lidas em conjunto pelos membros, através do instagram o Clube Diadorim publica resenhas literárias de obras que nossos leitores estão consumindo fora da nossa programação, além de conteúdos voltados ao universo da literatura, buscando promover cada vez mais a cultura literária em nossa comunidade, oferecendo um espaço de exaltação, incentivo e respeito pela leitura!

Para saber mais sobre o Clube de Leitura Diadorim acesse o site ou o Instagram do clube.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos