No mês de setembro, índice da cesta básica de Três Pontas tem queda de 1,46%

O Índice da Cesta Básica de Três Pontas (ICB – FATEPS/UNIS) apresentou diminuição de -1,46% em setembro comparado com o mês de agosto.

As altas mais expressivas ocorreram com a batata e a banana. Já os produtos com as maiores baixas foram tomate e leite integral. Em um ano o valor da cesta básica em Três Pontas teve queda de -2,13%. A pesquisa nesta cidade ocorre sempre na última semana do mês e consiste na coleta dos preços de 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade, utilizando uma metodologia baseada no DIEESE.

No final de setembro, o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de Três Pontas era de R$578,54. Este valor representava 47,38% do salário mínimo líquido (salário mínimo total menos o desconto do INSS). Dessa forma, o trabalhador que recebe um salário mínimo mensal precisava dedicar 96 horas e 25 minutos por mês para adquirir essa cesta de produtos alimentícios em Três Pontas.

Comparando os resultados de setembro com agosto, foi possível verificar que cinco produtos apresentaram elevação nos preços médios: Batata (15,95%), Banana (15,66%), Feijão carioquinha (4,27%), Arroz (4,01%) e Carne bovina (1,23%). Três produtos mantiveram os preços estáveis nesta pesquisa: pão francês, farinha de trigo e manteiga. E cinco produtos tiveram queda em seus valores: Tomate (-24,39%), Leite integral (-4,89%), Café em pó (-3,34%), Óleo de soja (-1,55%) e Açúcar refinado (-0,20%).

Nota-se mais uma vez uma queda no valor da cesta básica em Três Pontas, com um contraponto entre as altas e quedas ocorridas, contribuindo para que o nível de comprometimento do salário mínimo líquido continue abaixo de 50%. Cabe destacar os produtos hortifrutigranjeiros que apresentaram fortes variações em razão da safra e de fatores climáticos. Nos relatórios deste mês indicamos que tais fatores, juntamente com a dinâmica da demanda externa, continuarão influenciando o comportamento dos preços no curto prazo com possibilidade de alta no índice da cesta básica nos próximos meses, porém em patamares não muito elevados.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.