Missão Internacional de estudantes de Medicina Veterinária leva conhecimento e cooperação para o Paraguai

No coração de Encarnación, uma cidade encantadora às margens do rio Paraná, estudantes do curso de Medicina Veterinária viveram uma missão internacional que transcendeu fronteiras e fortaleceu os laços acadêmicos entre Brasil e Paraguai. A viagem teve como destino a Universidad Autónoma de Encarnación (UNAE), onde os futuros médicos veterinários do Grupo Unis puderam trocar experiências e conhecimentos com seus colegas paraguaios, além de vivenciar a rica cultura da região.

Durante a visita à UNAE, os estudantes e professores brasileiros tiveram a oportunidade de participar de palestras e discussões com professores e alunos locais. Os temas variaram desde as técnicas de conservação de peças anatômicas, tecnologia de produtos de origem animal até a realidade da clínica veterinária em ambos os países. As discussões foram enriquecedoras e proporcionaram uma visão mais ampla das diferentes realidades enfrentadas pelos médicos veterinários no Brasil e no Paraguai.

“Foi uma experiência rica e única, conhecer toda a estrutura de uma universidade de outro país, suas metodologias e estrutura, como também permitiu não só uma ampla troca de conhecimentos na área de medicina veterinária, mas também troca de informações e conhecimentos gerais, abrangendo toda cultura, costumes e idioma entre nossos futuros colegas de profissão de países distintos de forma mútua”, comentou o aluno Pedro Hilário Arantes, do 10º período de Medicina Veterinária.

A missão internacional não se limitou apenas à troca de conhecimentos profissionais. Os estudantes brasileiros foram calorosamente recebidos pela comunidade paraguaia e tiveram a oportunidade de conhecer a cultura, culinária e tradições locais. Eventos culturais e visitas a pontos turísticos da região proporcionaram uma imersão completa na vida da cidade de Encarnación, além de uma experiência de conhecer a cidade vizinha de Posadas, na Argentina.

O Prof. Dr. Sávio Tadeu Almeida Júnior, coordenador da missão internacional, destacou a importância desse tipo de intercâmbio acadêmico e cultural. “Para nós, professores do curso de Medicina Veterinária, sempre foi um sonho proporcionar para nossos alunos uma experiência internacional. Já temos boas experiências nas mobilidades acadêmicas, mas viabilizar essa vivência para grupos maiores de alunos é um desafio que além de enriquecer a formação do futuro médico veterinário, possibilita a troca entre acadêmicos e profissionais como ocorreu no país vizinho. Parabenizo todos nossos participantes!”.

A missão internacional de estudantes de Medicina Veterinária a Encarnación, no Paraguai, não apenas contribuiu para a formação acadêmica dos participantes, mas também reforçou a importância da cooperação internacional e da responsabilidade social na prática veterinária. Essa experiência única permanecerá nas memórias dos estudantes como um marco em suas jornadas acadêmicas e profissionais.