Na última terça-feira (21/11), aconteceu a segunda edição do Clube do Livro Unis, uma iniciativa do Escritório de Projetos do Unis, como parte do Projeto Nossa Cidade, realizado com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico por meio da literatura, aumentando, consequentemente, o repertório e capacidade de argumentação dos participantes.
Organizado no Set Café Coworking, em Varginha, o encontro reuniu colaboradores do Unis em um debate sobre a obra “A Sociedade do Cansaço”, de Byung-Chul Han. Neste ensaio, o filósofo sul-coreano se aprofunda em como a ideologia da positividade tem gerado um aumento significativo de doenças como depressão, transtornos de personalidade, síndromes como hiperatividade e burnout, nos ajudando a entender os novos problemas do século XXI.
Segundo os conceitos de Han, o cansaço é uma resposta do corpo para o excesso de positividade e cobrança que a sociedade impõe. Han reflete, em sua obra, sobre a violência da positividade, que é mais uma das articulações da sociedade do cansaço para produzir pessoas mecanizadas e centradas no que é essencial para um sistema capitalista: a busca pelo lucro. A cobrança pelo desempenho atinge as inseguranças dos indivíduos ao tentar trazer propósitos exagerados para o sucesso no trabalho.
Numa época de velocidade e esgotamento, trata-se de uma forma precisa de transmitir para o público leitor o aspecto tenebroso da valorização de indivíduos inquietos e hiperativos que se arrastam no cotidiano produtivo realizando múltiplas tarefas.