Grupo Unis celebra o Dia do(a) Psicólogo(a) com lançamento de livro escrito por alunos e professores

Alunos, egressos e professores dos cursos de Psicologia do Grupo Unis, de Varginha e São Lourenço, celebraram o Dia da Psicóloga e do Psicólogo com o lançamento do livro Discussões em Psicologia: Reflexões Acadêmicas no Contexto de Formação, organizado pelos professores Ernani de Souza Guimarães Júnior, Alessandro Messias Moreira, e pela discente do Mestrado em Desenvolvimento Regional, Glauciane Corrêa Tavares Alvim.

A obra é fruto de trabalhos acadêmicos realizados ao longo dos anos. Segundo o professor Ernani Guimarães Júnior, coordenador do curso de Psicologia e um dos organizadores do livro, “o processo de construção dos textos foi um trabalho bonito, envolvendo alunos e professores. A princípio, não havia a intenção de publicar um livro, mas com tanto material significativo, a ideia surgiu naturalmente”. O professor destaca que quase 60 pessoas participaram da produção, refletindo o grande envolvimento com a pesquisa e a produção científica.

O lançamento do livro ocorreu simultaneamente em Varginha e São Lourenço, e contou com a presença de alunos, egressos, familiares e amigos dos autores. Foi um momento de grande celebração pelos 62 anos de regulamentação da profissão de Psicologia no Brasil.

Para a estudante Viviane Oliveira, do curso de Psicologia de São Lourenço, o sentimento foi de gratidão: “Gostaria de expressar minha profunda gratidão aos professores e à faculdade pelo apoio contínuo. Estou imensamente feliz por ter contribuído para a publicação do livro Discussões em Psicologia. É uma honra fazer parte deste projeto tão significativo. Obrigada a todos!”

Geovanna Chagas, aluna do curso de Psicologia de Varginha, também destacou a importância da sua participação: “A escrita é uma construção repleta de momentos significativos — de angústia, medo, paixão, orgulho, devoção. Cada nova etapa era um ponto de encontro mágico. Fazer parte de algo tão lindo e grandioso é uma realização imensurável para mim.”

O psicólogo Alexandre Castelhando, egresso do curso de Psicologia do Unis de Varginha, ressaltou o impacto da escrita acadêmica na formação profissional. “É gratificante perceber que nada é em vão; investir nos estudos é um desafio que requer renúncias e persistência, mas sempre nos leva ao sucesso. Um artigo científico tem o poder de moldar não apenas quem o lê, mas também quem o escreve”, afirmou.

O conteúdo de Discussões em Psicologia: Reflexões Acadêmicas no Contexto de Formação explora temas diversos, desde o papel do psicólogo na política de assistência social até a atuação em diferentes abordagens e suas complexidades. A obra trata de tópicos como a importância da figura paterna no desenvolvimento infantil, a necessidade de comunicação não violenta com crianças, a internet como uma nova forma de dependência e a espiritualidade nas práticas psicoterapêuticas. Questões como a psicoeducação, transtornos alimentares e o luto, inclusive o perinatal materno, também são abordadas, oferecendo um panorama amplo e profundo da Psicologia.

A versão digital do livro está disponível gratuitamente no site da Editora CRV (https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/38836-discussoes-em-psicologia-brreflexoes-academicas-no-contexto-de-formacao), e a versão física pode ser adquirida tanto no mesmo site quanto na Amazon.com.