Festival Afro Raízes: Núcleo de Diversidade do Unis promove palestras, roda de conversa e ações diversas exaltando a cultura negra

Entre os dias 21 e 23 de novembro, o Núcleo de Diversidade do Unis organizou na Cidade Universitária, o Festival Afro Raízes: um evento de cunho antirracista que reuniu palestras, rodas de conversa e muitas atrações buscando aprofundar nossa comunidade em expoentes diversos da cultura preta.

Realizado de forma gratuita e aberta a toda a comunidade, o Festival foi organizado como forma de celebrar o Dia da Consciência Negra (20/11). “Mais do que se dizer contra o racismo precisamos tomar atitudes práticas de caráter antirracista, em nosso trabalho, em nossa família, em nossos convívios sociais, em todos os momentos e lugares que ocuparmos. No Unis, utilizamos desta data como um incentivo para despertar a nossa consciência para o verdadeiro sentido de respeito e igualdade, em nossa sociedade”, comentou o Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas, Prof. Felipe Flausino.

A programação do Festival foi diversa e cheia de representatividade. No primeiro dia, o evento foi aberto com o artista Lucas Rotundo fazendo uma manifestação artística na parede do Bloco C da Cidade Universitária. E à noite, na Vila Sapiens, recebemos Ton de Paula, Filipe Barbosa e Willian Don para uma palestra sobre “O protagonismo negro nos negócios”.

No segundo dia do Festival, a programação começou com uma Manifestação Artística Étnico-Racial com Dani Werneck, nas paredes do Bloco A da Cidade Universitária. E à noite, aconteceu a primeira roda de conversa, recebendo nossos alunos africanos para uma conversa sobre as Relações Étnico-Raciais e o Universo Acadêmico, no Bloco B. Para fechar o segundo dia do Festival, recebemos profissionais e estudantes da área da Psicologia para uma roda de conversa sobre a Saúde Mental da População Negra, também no Bloco B.

E pra fechar esse Festival com muita alegria e energia boa, o estacionamento da Cidade Universitária recebeu duas atrações musicais muito especiais! A festa começou com o DJ Rhayron apresentando um set totalmente voltado para a valorização da música preta, nacional e internacional, nos mais diversos gêneros.

E na sequência, recebemos o Grupo Kaô que organizou uma linda roda de samba com alunos, professores, colaboradores e toda a comunidade para fechar a primeira edição do Festival Afro Raízes.

“A conscientização começa pela educação, e o Núcleo de Diversidade do Grupo Unis continuará construindo espaços que permitam partilhar experiências e propor melhorias no que se refere à diversidade étnico-racial. O Festival Afro Raízes foi emocionante, estou muito feliz pela oportunidade de ter liderado essa ação com o apoio de vários núcleos da instituição. É o primeiro de muitos!”, concluiu a Líder de Diversidade do Unis, Nathália Marques.