Ex-aluna de Jornalismo do Unis dá exemplo de cidadania com doação de livros

A ex-aluna da primeira turma do curso de Jornalismo do Grupo Unis, Lúcia Lemos doou para a Instituição 31 livros, com diferentes abordagens. As edições foram entregues para o Coordenador de Núcleo de Graduação, Prof. Gustavo Flausino e para sua ex-professora no curso, Profa. Terezinha Richartz.

A iniciativa pode possibilitar o acesso à cultura e à educação por meio do conhecimento e da ciência. “Penso que o saber e a sua produção só têm sentido se for partilhado. Os livros doados, em sua grande maioria, são de comunicação e jornalismo, alguns deles de crítica da comunicação, outros comunicação e suas abordagens, há livros do Marques de Melo, alguns de sociologia, algumas revistas de pesquisa de comunicação, que são produções de alunos e há também a minha tese em livro”, disse a ex-aluna, Lúcia.

Lúcia Lemos é Jornalista pelo Grupo Unis, possui doutorado em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP, é mestre em Comunicação pela UMESP e Especialista em Jornalismo, Educação e Ciência, pela PUC- SP. Além disso, atua como pesquisadora independente, mas vinculada às pesquisas do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS).

 “Lúcia é uma pessoa que teve uma dedicação intensa no curso de Jornalismo, lembro que o TCC dela foi um espetáculo, mais de 100 páginas escritas. Encantou-se pela área da pesquisa, fez mestrado e doutorado. É uma pessoa que obviamente começou com publicações em eventos científicos e hoje é referência na área de pesquisa científica, ela percebeu cedo que é um caminho importante para discutir questões atuais”, disse sua ex-professora de graduação, Terezinha Richartz”.

Para o Coordenador de Núcleo de Graduação, Prof. Gustavo Flausino: “É uma alegria receber os egressos e saber da sua trajetória após a faculdade e com tamanha demonstração de carinho através da doação dos livros que a partir de agora estarão disponíveis para toda a comunidade”.

Confira os títulos que foram doados à biblioteca:

  • ADORNO, T. Indústria cultural e sociedade;
  • ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE INVESTIGADORES DE LA COMUNICACIÓN. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación;
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM JORNALISMO (SBPJOR). Brazilian Journalism Research: journalism theory, research and criticism;
  • A revista no Brasil;
  • ARISTÓTELES. Política;
  • BOLAÑO, César; JAMBEIRO, Othon; BRITTOS, V. C. Comunicação, informação e cultura: dinâmicas globais e estruturas de poder;
  • CARLETO, V. Era apenas uma brincadeira;
  • DUARTE, J. (Org.). Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público;
  • GONÇALVES, E. M. (Org.). Estudos de comunicação e linguagem;
  • HAMBURGER, E. O Brasil antenado: a sociedade da novela;
  • HERNANDES, Nilton. A mídia e seus truques: o que o jornal, revista, TV, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público;
  • LEMOS, L.M.C. Games na promoção e educação em saúde: práticas de significação;
  • MELO, José Marques de. Teoria da comunicação: paradigmas latino-americanos;
  • Comunicação eclesial: utopia e realidade;
  • O Campo da Comunicação no Brasil;
  • MELO, J. M.; GOBBI, M. C.; ENZO, L. Mídia e religião na sociedade do espetáculo;
  • MELO, José Marques et al. Comunicação Latino Americana: o protagonismo feminino;
  • MELO, José Marques de; SATHLER, Luciano (orgs.) Direito à comunicação na sociedade da informação;
  • MORICONI, I. (Org.) Os cem melhores contos brasileiros do século;
  • PENTERICH, E. (Org.). Curso de mídias digitais: caderno didático;
  • QUEIROZ, Adolpho. Na arena do marketing político: ideologia e propaganda nas campanhas presidenciais brasileiras;
  • RÜDIGER, Francisco. Introdução à Teoria da Comunicação;
  • SFEZ, Lucien. Crítica da comunicação;
  • UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. Comunicação e Sociedade;
  • VEYNE, Paul. Como se escreve a história e Foucault revoluciona a história;
  • VIDAL, Gore. De fato e de ficção: ensaios contra a corrente.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos