Ex-aluna de Arquitetura formada no Unis é aprovada em programa de mestrado de universidade portuguesa

A ex-aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unis, Andrea Rezende Bogarim, foi recentemente aprovada no programa de mestrado da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (UMinho), localizada em Portugal.

Se aprofundando na área de Design de Produtos e Serviços, Andrea compartilhou com a gente um pouco de como tem sido essa experiência internacional e como ocorreu todo o processo que trouxe essa grande conquista para a nossa ex-aluna.

O processo de candidatura da UMinho se iniciou em 23 de maio. Para concorrer a uma vaga no mestrado, precisei pagar uma taxa e enviar alguns documentos, como: Carta de Motivação falando um pouco sobre mim, minha personalidade, objetivos, aspirações futuras, motivações para escolher tal curso e tal universidade, porque sou uma boa candidata e o que me torna diferente dos demais candidatos; além de cópia de diploma, histórico escolar, curriculum vitae detalhado, portfólio, entre outros.

Além do envio dos documentos, precisei preencher um formulário com 10 passos, informando várias coisas adicionais. Uma das coisas que eles pedem neste formulário é a nossa classificação acadêmica, ou seja, a nota final que tivemos no curso de graduação, convertida para os padrões do país. Então, caso alguém pense em se candidatar a um curso fora do país, já se antecipe e peça para a faculdade lhe enviar uma declaração com essa conversão de nota pois, provavelmente terá apresentar ela apostilada na nova instituição.

Feito isso, foi só aguardar algum contato deles para uma possível entrevista (o que no meu caso, não aconteceu) ou com a divulgação do resultado. Essa espera foi tensa. Por ser um país diferente, a gente não sabe o que esperar e nem com quantas pessoas estaríamos concorrendo, já que eram apenas 8 vagas para alunos internacionais.

Depois de ser aceita, precisei enviar mais alguns documentos para a inscrição e matrícula, preencher outro formulário e pagar uma nova taxa. Importante destacar que cada universidade de Portugal tem seu próprio sistema de candidatura. É necessário entrar no site de cada uma delas para descobrir como é feito.

Meu mestrado é em Design de Produtos e Serviços. O design de produto é uma forma de aproximar produto e usuário, a fim de suprir suas necessidades e desejos. É uma forma de trazer mais conforto e funcionalidade para os usuários. Já o design de serviços vem para atender as inovações sociais na construção de serviços.

O estudo nessa área é importante para entender e atender à evolução do mercado onde, nesse mundo conectado e visual de hoje, as empresas passaram a entender que é fundamental se preocupar com todas as etapas do relacionamento com o cliente.

Foi durante o curso de Arquitetura e Urbanismo, do Unis, que minha paixão pelo design se intensificou. Sempre gostei de fazer peças de artesanato e trabalhos manuais, mas foi só depois de ingressar na arquitetura que meu olhar para o design melhorou e aprimorei ainda mais minhas habilidades criativas, de inovação e de pensamento crítico.