Estudo sobre complexidade econômica em municípios do Sul de Minas é publicado em revista científica

Os professores Pedro dos Santos Portugal Júnior e Rodrigo Franklin Frogeri, docentes do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Unis, juntamente com outros pesquisadores, publicaram um estudo científico na Revista Desenvolvimento Regional em Debate. Esta revista é classificada como Qualis A2, o segundo nível mais alto nas classificações de periódicos científicos no Brasil.

O trabalho intitulado “Complexidade econômica da pauta exportadora e influências na economia de municípios do Sul de Minas” teve por objetivo analisar os impactos da exportação no Produto Interno Bruto (PIB) e no salário médio do setor formal nos cinco maiores municípios do Sul de Minas (Extrema, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha e Itajubá). Para isso foram levantados uma série de dados entre os anos de 2002 a 2018 e aplicadas técnicas avançadas de análises estatísticas.

Os professores Pedro e Rodrigo afirmam que: “A complexidade econômica é uma das mais importantes teorias recentes que busca explicar o desenvolvimento de países, regiões e municípios. Dessa forma, buscamos aplicar essa teoria na análise de municípios da nossa região”.

Os resultados do estudo confirmaram que nos municípios com base exportadora mais diversificada e composta por produtos de maior complexidade econômica, a exportação possui alto impacto positivo no PIB e no salário médio. Demonstra-se assim a importância da complexidade e de diversificação da base de exportação para a economia dos municípios.

Os autores esperam que o trabalho possa contribuir para os planos de desenvolvimento municipal da região. O artigo pode ser acessado clicando aqui.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos