Curso de Arquitetura do Unis reúne profissionais, alunos e professores em palestra internacional

Sair do lugar comum para aplicar métodos e técnicas. Esta é a proposta do curso de Arquitetura do Grupo Unis. No último final de semana, o curso recebeu a participação de aproximadamente 60 arquitetos, professores e alunos na palestra online: “Transformando castelos e monumentos históricos em residências” com o palestrante suíço Christophe Pilloud, fundador da Tasmias, construtora especializada em reforma e revitalização de castelos, monumentos históricos e casas centenárias.

“Foi uma experiência única, visto que nós não temos este tipo de transformação acontecendo diretamente, por estar vinculado a castelos. Além disso, o formato virtual com certeza agrega valor ao curso, pois permite nos envolvermos com outros países. Tivemos a participação do palestrante que é da Suíça e um tradutor do Canadá”, complementou a Coordenadora do curso de Arquitetura, Profa. Daniella Coli.

Este novo conceito de moradia tem crescido em países europeus como Suíça, França e Espanha. Por mais que pareça uma realidade muito distante da nossa, é possível trabalhar com a modificação de uso no Brasil, não no mesmo contexto de castelo, mas poderia haver a aplicação em uma temática similar, como explica o professor do curso de Arquitetura, Valmir Ortega.

“No Brasil ocorre, principalmente, a requalificação e reabilitação de casas e casarões antigos, de moradia a comércio e serviço, e vice-versa, alterando o uso e o programa, pois cada época possui suas necessidades específicas, visto o contexto social e o tempo histórico. Enfatizo para a necessidade de direcionar os investimentos para a reabilitação, em particular, de grandes casarões a habitação coletiva, de interesse social, e uso misto, moradia e espaços comerciais, seguindo as pesquisas contemporâneas sobre a necessidade de diversificação do espaço público, considerando que a reabilitação reocupa e transforma os espaços da cidade”, concluiu o Prof. Valmir.