Conscientiza Unis: colaboradores debatem sobre saúde masculina e violência contra a mulher em evento com pautas diversas

Mundialmente no mês de novembro, acontece uma mobilização em torno da conscientização e do combate ao câncer de próstata, a campanha Novembro Azul. Agregando esta campanha, junto a um movimento instituição de discutir pautas socialmente relevantes com os colaboradores, o Grupo Unis realizou, no dia 22 de novembro, o evento Conscientiza Unis.

Realizado na mesma semana em que acontece o Festival Afro Raízes, outro evento do Unis organizado pelo Núcleo de Diversidade em meio às movimentações do Dia da Consciência Negra (20/11), o Conscientiza Unis reuniu pautas diversas que demandam a atenção de toda a nossa sociedade, como a conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem, mas também do combate à violência contra a mulher.

Com o intuito de ampliar as discussões sobre esses temas, o Departamento de Recursos Humanos do Unis promoveu uma palestra relacionando as pautas da saúde masculina com o combate à violência contra a mulher e também os impactos dessas pautas quando avaliadas no espectro racial, promovendo uma discussão com informações que salvam vidas.

Na ocasião, após ser apresentando um vídeo aos presentes, com depoimentos reais de homens sobre a importância do cuidado com a saúde e do combate ao câncer de próstata, a Assistente Social do Unis, Beatriz Rezende Rocha trouxe algumas orientações e reflexões aos colaboradores, demonstrando como a questão da saúde está também relacionada diretamente com fatores sociais, como raça e gênero.

Em sequência, o 2º Sargento da Polícia Militar, Nelson José Paulino trouxe alguns dados importantes para os colaboradores sobre o cenário da violência contra a mulher no Brasil e no estado de Minas Gerais, compartilhando suas experiências, vivências e orientações sobre como agir em casos diversos e como a lei está organizada para amparar as vítimas hoje.

Em meio às atividades realizadas na Vila Sapiens da Cidade Universitária, os colaboradores homens do Unis receberam também uma tarde de cortes de cabelo gratuitos, oferecidos pela Barbearia Brotherhood, de Varginha.