Alunos e professores do Grupo Unis participam de concurso de ponte de macarrão na 3ª Feira da Construção Civil do Sul de Minas

Nos dias 29 e 30 de junho acontece em Pouso Alegre a 3ª Feira da Construção Civil do Sul de Minas (FECONSULMINAS). O evento contará com a participação do Grupo Unis, representado por alunos e professores do curso de Engenharia Civil.

Na ocasião, estudantes do sétimo e nono período do curso participarão do concurso de ponte de macarrão que acontecerá durante a Feira. De acordo com o Coordenador do curso, Prof. Thiago Silva, foram realizados, inicialmente, os testes com o elemento solicitado, no caso o macarrão fio 8. “Nestes testes conseguimos entender e estabelecer os dados técnicos do macarrão, para que pudesse, dessa forma, ser usado como elemento estrutural. Depois iniciou o projeto arquitetônico, estrutural e em seguida a execução da ponte, que inclusive foi a que demandou muito esforço e dedicação, pois é praticamente um serviço artesanal”, explicou.

O evento tem o objetivo de demonstrar para os alunos que, independente do resultado da competição, um projeto de verdade demanda estudo, testes, pesquisas e após tudo isso, a execução de fato. “Isso não reflete obviamente o sucesso na competição, pois existem outros critérios, mas com certeza podemos afirmar que após a ponte, o aluno de fato entra no universo da engenharia”, ressaltou o Prof. Thiago.

A 3ª FECONSULMINAS acontece no SerraSul Shopping.