Alunos de Fisioterapia realizam estágios na área da Equoterapia em Varginha

A Equoterapia é um tratamento terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo para ajudar pessoas com deficiências e necessidades especiais. O objetivo é estimular o desenvolvimento biopsicossocial e recuperar a autoestima.

Segundo a Associação Nacional de Equoterapia (Ande) a prática implantada há mais de 15 anos no Brasil como estratégia terapêutica, é uma metodologia técnica e científica com excelentes benefícios para a saúde.

Com o objetivo de apresentar metodologias atualizadas e expandir o conhecimento dos alunos do curso de Fisioterapia, o Centro Universitário do Sul de Minas firmou parceria com o Centro Equestre Renata Gazzola (Equosaúde) em Varginha. Através da parceria os estudantes têm a oportunidade de realizar estágios supervisionados na área.

Os alunos atuam na reabilitação neurológica de adultos e crianças. O movimento do cavalo melhora o equilíbrio, coordenação e a percepção viso espacial do paciente promovendo a melhor percepção corporal e a interação social. O estágio não só proporciona a vivência com o cavalo, mas instiga a terapia baseada em evidência, através de discussões de caso clínico.