Alunos de Engenharia Mecânica avaliam intercâmbio no Chile

Os alunos Henrique Salles [à esquerda] e Cassiano Figueiredo [à direita] cursaram o sexto período de Engenharia Mecânica na Universidad Bernardo O’Higgins [parceira do Grupo Unis em programas de mobilidade acadêmica], no Chile. Ao longo do segundo semestre de 2015, os universitários residiram na capital Santiago e puderam ampliar seus horizontes acadêmicos, além de conhecerem uma nova cultura. Confira o resultado da entrevista nas linhas a seguir.

Qual o balanço que vocês fazem do intercâmbio?
Henrique– Todas as experiências vivenciadas no Chile foram gratificantes. Avalio todo aprendizado como extremamente positivo.
Cassiano – A oportunidade de estar em outro país fez com que eu aprendesse várias coisas diferentes, como cuidar da casa, cozinhar, saber lidar com certos inconvenientes e até mesmo programar e cumprir os trabalhos semana a semana.

Descreva a importância desta experiência para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Cassiano– O fato de sairmos da zona de conforto e lidarmos com novas situações do dia a dia, fez com que crescêssemos mais rápido, e nos obrigou a aprender um novo idioma, profissionalmente falando. Já pessoalmente, nos tornamos mais dinâmicos, por começarmos laços de amizade praticamente do zero, termos humildade para perguntar e tirar dúvidas; aprendermos a ser mais pacientes para esperarmos as coisas acontecerem ao tempo dos outros e não no nosso. Como fatos vividos, passamos pelo terceiro maior terremoto já registrado no país [no mês de outubro] e também os fatos engraçados gerados pelas más interpretações que um aprendiz de um novo idioma comete ou recebe.
Henrique – Conhecer outra cultura, povo e idioma, respeitar os valores do próximo, evitar preconceitos, ter mais juízo, aprender sobre economia, cuidar melhor de seus pertences e aumentar a responsabilidade de seus deveres, tanto pessoais quanto profissionais. Gostei muito do Chile, fui bem recebido em todos os lugares que visitei. As pessoas te respeitam e gostam de saber um pouco mais sobre o Brasil. Conheci gente do mundo inteiro e fiz muitas amizades. Outro ponto que vale ressaltar é a mobilização do país no socorro às vítimas do terremoto, isso me encantou.

Qual a importância de se estudar em uma instituição que ofereça parcerias internacionais?
Henrique– De grande importância, abre um campo de visão muito grande, atrai mais pessoas e claro, ajuda muito na vida profissional e pessoal dos alunos.
Cassiano– Te dá mais opções para a vida. Estas alternativas se multiplicam quando você sabe usá-las de forma correta, fazendo com que a sua chance de sucesso seja maior.

Por que você indicaria um dos programas de mobilidade acadêmica oferecidos pelo Grupo Unis?
Henrique– Porque mudará a sua maneira de ver o mundo, vai te tirar de sua zona de conforto e levá-lo para um lugar que não conhece nada e tudo é novidade. Isto é incrível! Cada conquista é muito gratificante e vale a pena, você nunca se conformará e sempre vai querer, conhecer, buscar e estudar mais para chegar a um lugar melhor.
Cassiano – Indicaria o intercâmbio, pois acredito que as bolsas foram selecionadas de forma imparcial, ou seja, qualquer um com boas notas e que corra atrás pode conseguir. Além disso, tudo que foi preciso enquanto eu estava longe foi feito. Um agradecimento em especial ao Genaro e ao Alexandre, coordenador do curso de Engenharia Mecânica.

Por que você indicaria o Curso de Engenharia Mecânica do Unis?
Henrique– Porque é um ótimo curso, com grande área no mercado de trabalho. Conta com grandes professores para lecionar, tem apoio e parceria com várias empresas, é um grande curso.
Cassiano– Por ser um curso bem completo e que te deixa habilitado para várias áreas do conhecimento em Engenharia, fazendo com que o aluno saiba um pouco de tudo, e assim procure de forma mais assertiva a sua especialização.