Alunos de Engenharia Agronômica visitam fazenda que usa Sistema Agroflorestal

Alunos do sexto período do curso de Engenharia Agronômica realizaram uma visita técnica à Fazenda da Toca, no município de Itirapina-SP. Os estudantes foram apresentados ao funcionamento de uma fazenda de produção orgânica através do uso do sistema agroflorestal.

O responsável pela atividade, Prof. Dr. Roberto Luiz Queiroz, comentou que a visita começou com um reconhecimento de uma área que está sendo preparada para instalação de plantio agroflorestal. Depois, ao lado dessa mesma área, os alunos conheceram um sistema de cultivo de aproximadamente dois anos, composto de citros, eucalipto e banana.

No período da tarde, os visitantes conheceram a horta orgânica da propriedade conduzida em sistema agroflorestal, onde foi possível aprender sobre diversos desenhos de plantio e com uma diversidade imensa de espécies hortícolas e frutíferas.

Uma visita técnica de grande valia para os alunos da Engenharia Agronômica, onde puderam vivenciar a realidade de uma Fazenda de mais de 2.000 hectares produzindo única e exclusivamente orgânicos. Oportunamente, puderam entender a importância dos cuidados como o solo, que precisa de equilíbrio para ter vida produzir, desmistificando que apenas a inserção de insumos agrícolas é que tornam uma área produtiva”, concluiu o Prof. Roberto.

Sistema Agroflorestal

Os sistemas agroflorestais (SAF’s) são consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. A tecnologia ameniza limitações do terreno, minimiza riscos de degradação inerentes à atividade agrícola e otimiza a produtividade a ser obtida. Há diminuição na perda de fertilidade do solo e no ataque de pragas.