Aluno do Colégio Nova Geração é o vencedor do Xadrez na segunda etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) é o maior e o mais importante Programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do Programa Estruturador do Governo do Estado. É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com estudantes-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios.

Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com estudantes-atletas de 12 a 14 anos e o Módulo II, de 15 a 17 anos. O aluno do Colégio Nova Geração Luiz Felipe Ferreira Vallim conquistou o primeiro lugar na modalidade de Xadrez Módulo I. “O xadrez é extremamente importante para o âmbito escolar, desenvolvendo características de pensamento lógico, estratégico, antecipando diversidades e trabalhando tomadas de decisão o tempo todo”, comentou o Diretor Prof. Luiz Augusto Andrade.

O aluno Luiz Felipe está classificado agora para a etapa Regional dos Jogos, que será realizada na cidade de Formiga no mês de Junho. O evento conta números expressivos, comportando mais de 160 mil estudantes-atletas, 8 mil professores e cerca de 500 mil espectadores.

A primeira etapa é a municipal e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a segunda etapa, a microrregional. O Estado é dividido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino (SER), ligada à Secretaria de Estado de Educação, auxilia no andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez levam os estudantes-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais são uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas Gerais de forma educativa e democrática. É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. Visa o aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais selecionam os representantes do Estado para as os Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, etapas nacionais.