Aluno cria blog para partilhar experiências de intercâmbio no Chile

O aluno Cassiano Figueiredo dos Santos, do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário do Sul de Minas, criou um blog para partilhar experiências do intercâmbio que vai participar durante este semestre no Chile. O estudante embarcou para Santiago terça-feira, dia 04 de agosto, e vai cursar o sexto período na Universidad Bernardo O’Higgins – UBO, parceira internacional do Grupo Unis.
Cassiano explica que a ideia do blog surgiu a partir da dificuldade encontrada para reunir os documentos e a noção dos gastos que terá durante a experiência internacional. “Meu objetivo é dar transparência sobre toda a documentação necessária, os gastos, e mostrar que um intercâmbio não é uma coisa tão complicada de se realizar, como eu pensava no começo”, afirma.
O universitário pretende apresentar os gastos de forma simples e direta. “Posteriormente, pretendo mostrar lugares por onde passarei, sempre apresentando as despesas também. Tentarei fazer paralelos entre as disciplinas cursadas lá e aqui, e se possível, acrescentarei tópicos sobre os assuntos que mais me instigam dentro do meu curso”, ressalta.
As expectativas para a viagem são positivas, mesmo tendo que tomar algumas decisões. “Tive que abrir mão de certas comodidades, principalmente do meu emprego. Em contrapartida, percebi que esta experiência agregaria muito a minha vida profissional, por aprender uma nova língua, conhecer novos hábitos, sair da zona de conforto e ficar um bom tempo longe de casa. Quero retornar com uma boa bagagem de aprendizado, que esta experiência sirva para o meu amadurecimento e me proporcione mais portas abertas no mercado de trabalho”, conclui.
O intercâmbio terminará no mês de dezembro. O endereço do Blog é: varginhanochile.blogspot.com.br