Aluna de Nutrição do Unis desenvolve três projetos de extensão junto à população de Guapé

Nos meses de agosto e setembro, a aluna Geovana Dutra Faria do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis) realizou três projetos de extensão no município de Guapé (MG), com orientação da Profa. Érika Aparecida de Azevedo Pereira.

O primeiro projeto foi voltado à educação em saúde e realizado com mais de 300 alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dona Agostinha Flor de Maria. A universitária buscou trabalhar a educação nutricional com os estudantes de acordo com o Guia Alimentar para a população brasileira.

Na ocasião, Geovana pôde desenvolver ações educativas nutricionais para as crianças matriculadas na escola, orientar sobre a prevenção da obesidade infantil e explicar a diferença dos alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultra processados.

O segundo projeto desenvolvido pela aluna foi voltado à educação nutricional em grupo, trabalhando a diferenciação dos macro nutrientes e os 10 passos para uma alimentação saudável de acordo com o Guia alimentar para a População Brasileira.

Trabalhando com 22 alunos do projeto de ginástica Vida Ativa de Guapé, a universitária levou orientações sobre alimentação saudável, mostrando o quão importante é ter uma alimentação adequada, além de orientar os presentes sobre a diferenciação dos alimentos em carboidratos, proteínas e lipídeos de forma lúdica, através de figuras coloridas utilizadas para montar pratos de acordo com as recomendações do Guia alimentar.

O terceiro projeto da universitária foi desenvolvido durante um evento municipal realizado em meio à campanha Setembro Amarelo. Geovana trabalhou com 36 pessoas, levando orientações sobre alimentação saudável, a partir do Guia Alimentar para a População Brasileira.

A aluno mostrou aos presentes o quão importante é ter uma alimentação adequada e saudável, além de oferecer atendimentos de pesagem e medição para o cálculo do IMC dos presentes, acompanhados de uma entrega de panfletos com o intuito de apresentar a alimentação como uma forma de ajuda ao indivíduo, na busca por levar uma vida mais leve.