Grupo Unis sedia o II Encontro de Cuidadores de Pessoas com Doença de Alzheimer

No dia 12 de setembro, na Cidade Universitária do Centro Universitário do Sul de Minas – Unis Varginha reuniram se cuidadores familiares de pessoas idosas que apresentam diagnóstico de demências, profissionais da área, além de acadêmicos do curso de graduação de Enfermagem do Unis.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, setor Minas Gerais (ABRAz- MG) – Dr. Sérgio Fonseca; Dr Edivaldo Lima – médico geriatra e professor do Unis abordou a doença de Alzheimer: fases da doença e principais sintomas e, a fisioterapeuta e profa. Ms. Mônica Beatriz Ferreira com o tema Reconhecendo e Gerenciando a Sobrecarga do Cuidador, moderados e mediados pela psicóloga Silvana Petrin.

O cuidador é responsável por amparar o paciente em domicílio e contribuir para a promoção e melhora da qualidade de vida. Além de promover o auxílio nos tratamentos, estimular o autocuidado, atividades de vida diária, e tarefas que são importantes para a saúde do paciente.

Vale ressaltar que setembro é o Mês Mundial do Alzheimer, uma iniciativa global dedicada a aumentar a conscientização sobre as demências e a promover uma sociedade mais inclusiva e solidária para as pessoas que vivem com essa condição.