Revista Lumière Electric publica mais um artigo desenvolvido por alunos e professores do curso de Engenharia Elétrica

Professores e alunos do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário do Sul de Minas publicaram mais um artigo na Revista Lumière Electric. A publicação acadêmica reúne artigos e pesquisas voltadas para instalações e materiais elétricos.

Os professores Eduardo Henrique Ferroni, Hugo Rodrigues Vieira, juntamente com os alunos Vinicius Couto da Silva, Carlos Alberto Corrêa dos Santos, Rodolfo Lucas dos Santos, desenvolveram um artigo intitulado: “Armazenamento de energia para sistemas de geração fotovoltaica: um panorama do armazenamento eletroquímico por baterias” (páginas 36-43).

Segundo o artigo publicado na edição 247 da revista, os sistemas de geração de energia através de painéis fotovoltaicos têm crescido exponencialmente no Brasil nos últimos anos e um melhor aproveitamento deste potencial tão abundante se faz necessário. Utilizar-se de sistemas de armazenamento de energia para captar o excedente de produção e manter o sistema operacional fora dos períodos de geração é uma demanda latente, que necessita de equipamentos de custo viável, confiáveis e eficientes. Neste cenário, os sistemas de armazenamento eletroquímico, ou baterias, apresentam o potencial necessário para suprir esta demanda, e têm evoluído nos últimos anos.

O artigo visa apresentar, através de revisão de literatura, os sistemas de geração fotovoltaicos e de armazenamento de energia disponíveis e aplicáveis à geração de pequeno porte, com foco nas baterias, demonstrando e comparando as características técnicas e suas aplicações.

As baterias têm se desenvolvido constantemente nos últimos anos, principalmente, as aplicáveis a sistemas de energia, o que possibilita melhores usos, com redução dos custos de instalação e manutenção. Desta maneira, é de fundamental importância para o engenheiro eletricista que atuará na área de energias renováveis conhecer os tipos, as tecnologias e a aplicação dos sistemas de armazenamento por baterias, que exercerão cada vez mais um papel de destaque no mercado energético nacional.

A edição de número 247 da revista Lumière Electric pode ser acessado clicando aqui.