“UP News” – Alunos do 3º e 4º períodos de Jornalismo do Unis fazem lançamento do jornal impresso no Via Café

Neste domingo (02), os alunos do 3º e 4º períodos de Jornalismo do Grupo Unis, promovem o lançamento do Jornal Impresso “UP News”. O jornal foi produzido na disciplina de Projeto Interdisciplinar de Curso, no segundo semestre deste ano, sob a supervisão da professora da disciplina e coordenadora do curso, Gisele Nishiyama.

O lançamento acontece no Via Café Garden Shopping, às 14 horas, em frente a Kapeh. Os alunos do curso convidam a comunidade para um momento de prosa e café, carregado de boas energias e leituras com o resultado final desse projeto.

Segundo Gisele Nishiyama, “o jornal Up News! foi uma importante oportunidade para os alunos de jornalismo do Grupo Unis trabalharem a autonomia cada vez mais solicitada pelo mercado e fundamental para quem deseja empreender. Assim, tivemos três alunos editores-chefes, Thais Santos, Filipe Aguiar e João Mesquita no comando os quais acompanharam o desenvolvimento de cada equipe responsável pelas pautas, reportagens, comercial, diagramação, revisão, criação e divulgação. A culminação prática do jornal demonstra um processo criativo longo, desafiador e que agrega na vida dos futuros profissionais”, concluiu a coordenadora do curso.

De acordo com Júlia Laporte, aluna do 4º período e uma das repórteres do jornal, “participar do projeto foi totalmente sair da minha zona de conforto. Escrever realmente uma matéria que vai sair para outras pessoas lerem, no caso, não vai ficar entre nós, vai ao público, vai levar uma informação. Então nosso jeito de escrever, nossa ideologia, todo o cuidado, o preparo que a gente teve, vai chegar a outra pessoa, isso é produzir um fenômeno. A gente está produzindo algo que vai chegar a outra pessoa. Quem for passar pelo shopping vai ler o nosso trabalho, quem sabe o que isso vai gerar futuramente, seja o reconhecimento, seja uma mudança de opinião entre elas, como elas vão ler”, disse a aluna.

Júlia ainda mostrou gratificação na realização do projeto, contando que “é como se fosse um prêmio, para futuramente, quando estivermos sérios mesmo no ambiente de trabalho. Já é um treino para quando tivermos em uma redação, uma emissora, um jornal impresso, um rádio. Isso já é uma coisa elevada, um padrão profissional. Fazer um trabalho desses, sendo que estamos ainda na metade do curso, é gratificante, é você pensar: ‘poxa, meu trabalho, não sou concluída, não sou formada ainda e já to escrevendo’. Isso é um salto, é portfólio, é você ter coragem, é você se preparar, é levar informação correta com ética, se preocupar com cidadania, com o que você está falando, é liberdade de expressão, mas você com cuidado de colocar aquilo no padrão de jornalismo”, conclui a aluna.

Este texto foi escrito pelo aluno Iago de Almeida Silva, do quarto período do curso de jornalismo do Centro Universitário do Sul de Minas.