Tribo Xucuru Kariri visita o Grupo Unis

Cerca de 50 indígenas da tribo Xucuru Kariri visitaram as instalações do Grupo Unis em Varginha, na última terça-feira, dia 17 de novembro. Na oportunidade, interagiram com alunos, professores e colaboradores, compartilhando histórias e experiências.

A tribo chegou à Cidade Universitária por volta de 15h e foi recepcionada pelo Superintendente Acadêmico, Prof. Dr. Nilton dos Santos Portugal, pelo Vice-Presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas – FEPESMIG, Prof. Me. Luiz Carlos Vieira Guedes, pela Assessora de Responsabilidade Social, Caroline Nery e pela Coordenadora do Curso de Serviço Social, Profa. Maria Argenice de Souza Pacheco. “Somos professores, mas hoje temos plena certeza de que não vamos ensinar, mas sim aprender com vocês, os verdadeiros descobridores do Brasil”, ressaltou Prof. Nilton.

Em seguida, a comitiva se dirigiu ao Colégio Alpha para um encontro com alunos de 07 a 15 anos. O Cacique Jal falou um pouco da realidade indígena no Brasil e as crianças puderam fazer algumas perguntas aos membros da tribo. “Sem dúvidas foi um momento muito rico culturalmente. Nossos alunos estudaram os hábitos e costumes desta tribo por um mês. Conhecê-los pessoalmente foi a coração de todo este processo, estamos muito satisfeitos com o resultado”, afirmou a Diretora do Colégio Alpha, Profa. Ma. Mariângela Bregalda Alves.

Logo após, o Cacique participou de uma mesa redonda [transmitida online] sobre o Direito à Diferença, com professores do Grupo Unis, e os indígenas se dirigiram ao hall de entrada do Colégio, onde puderam interagir com os pais de alunos e comercializar seus produtos artesanais.

O último momento previsto no cronograma foi uma palestra voltada para o público universitário, no Auditório do Campus I. O Cacique Jal deu um depoimento sobre as dificuldades encontradas pela tribo para garantir o sustento, manter sua cultura e tradições e principalmente lidar com o preconceito da sociedade. “É uma luta diária pela sobrevivência. Queremos dar um futuro melhor aos nossos filhos e netos. Queremos fazer parcerias, precisamos de ajuda, temos esperança de dias melhores”, enfatizou.

Ao final do evento, os indígenas apresentaram a “Dança do Toré” e receberam uma placa, homenagem póstuma ao Cacique José Sátiro.

Sobre a tribo

A história dos Xucuru-Kariri é marcada por lutas e resistência quanto ao direito a terra. A tribo partiu do município de Palmeira dos Índios – AL na década de 80, em busca de melhores terras. Primeiro permaneceram por 18 anos na região de Paulo Afonso – BA às margens do Rio São Francisco. Após esse período, a Fundação Nacional do Índio – FUNAI os assentou no Triângulo Mineiro, no município de São Gotardo permanecendo até 2001. Mas a tribo não conseguiu se adaptar, e tiveram a alternativa de irem para Caldas-MG, e pelo fato das terras serem montanhosas, férteis e de clima favorável, resolveram se estabelecer no Sul de Minas. A área ocupada pela tribo em Caldas é de 100 hectares, onde cerca de 150 índios vivem em casas de pau-a-pique adaptadas e construídas por eles próprios.