Trabalho desenvolvido na iniciação científica do Unis é publicado em revista especializada

As alunas Júlia de Castro Dutra e Larissa Faccion Silva, ex-aluna e graduanda do sétimo período do curso de Biomedicina do Centro Universitário do Sul de Minas, respectivamente, tiveram um projeto desenvolvido no programa de Iniciação Científica do Grupo Unis em 2021 publicado em uma revista especializada, a Recisatec – Revista Científica Saúde e Tecnologia.

Sob orientação da Profa. Hadassa Santos, Profa. Maria Celma Pires e Esp. Poliana do Carmo, as universitárias trabalharam o tema: “Análise epidemiológica e as dificuldades de obtenção de dados sobre os repasses financeiros relacionados a AIDS/HIV na microrregião de Varginha, Minas Gerais”.

Os benefícios de estudar esta temática resumem proveito a todos os autores envolvidos. A presente pesquisa não se limita apenas em entender a distribuição epidemiológica na microrregião de Varginha, bem como correlaciona com critérios de distribuição durante um período mensurado de 10 anos. Os principais ganhos desta pesquisa vão além de reforçar os dados já existentes para esta patologia. Este estudo surge como forma de desburocratizar os dados já existentes, reforçando a pesquisa científica como princípio para combater esta doença, que ainda é uma problemática de saúde pública presente em nossa sociedade. Além do tema demonstrar sua significativa importância social, este apresenta-se amplamente relacionado com as existentes áreas da biomedicina. Esta publicação reflete o envolvimento de todos os autores bem como o esforço e dedicação de nossas orientadoras que trabalharam incessantemente este tema conosco. O conhecimento acadêmico adquirido com este trabalho transcreve nossa capacidade na busca de conhecimentos e nos deixa claro nossa presente conquista. Sem o trabalho em equipe e todos os envolvidos nada disso seria possível.”, concluiu Larissa.

Trabalhos como este demonstram a importância da Iniciação Científica realizada no Grupo Unis. A publicação pode ser acessada clicando aqui.