Trabalho Científico sobre o Estágio Supervisionado de Fisioterapia na Atenção Primária recebe menção honrosa como melhor trabalho na área de Saúde coletiva

Alunos do curso de Fisioterapia do décimo período que estão realizando estágio supervisionado na Atenção Primária à Saúde (APS) submeteram um trabalho científico no IV Congresso Sul Mineiro de Fisioterapia da Universidade Federal de Alfenas, III Simpósio do Programa de Pós Graduação em ciências da Reabilitação, que foi aprovado e eleito o melhor trabalho na área de Saúde coletiva, recebendo o certificado de Menção Honrosa.

Sob a orientação do Supervisor Me. Anderson Martins, o trabalho foi intitulado: “Estágio Supervisionado de fisioterapia na Atenção Primária à saúde durante o Período de Pandemia: Relato de Experiência”.

A aluna Laila de Lurdes Lopes, uma das autoras, comenta que foi uma experiência muito gratificante, visto que o trabalho trata do que eles fazem na prática e, vê a importância de se colocar no papel e servir de exemplo para outros colegas de períodos do curso.

O Prof. Anderson Martins comenta sobre a importância de estimular e proporcionar aos alunos essa experiência da escrita científica e da participação em eventos científicos, visando também na sua formação profissional.

Sobre o Campo de Estágio Supervisionado Obrigatório na Atenção Primária à Saúde

O curso de Fisioterapia tem como um de seus campos de Estágio Supervisionado Obrigatório o PSF Bom Pastor/ UBS Dr. José Marcos Xavier de Varginha (MG), destinando 10 horas semanais ao local nas segundas e quartas-feiras, com supervisão direta dos acadêmicos pelos supervisores Anderson Martins e Ricardo Reis.

Dentre as atividades realizadas são ações coletivas obedecendo o distanciamento, ginástica laboral com os funcionários da unidade de saúde, acupuntura auricular, as ações de educação em saúde com os usuários na sala de espera, e as visitas domiciliares aos pacientes acamados ou domiciliados, sendo que todas as atividades e atendimentos seguem todos os protocolos de cuidados frente ao COVID-19.

A intenção do curso é proporcionar aos acadêmicos a competência e habilidade de atuar na atenção primária a nível de promoção e prevenção, assim como orientações domiciliares aos pacientes e cuidadores, visto que é considerada a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS)”, relata a coordenadora adjunta do curso de Fisioterapia, Profa. Mônica Ferreira.