Sul de Minas sai na frente com Faculdade voltada para as Metodologias Ativas

Que a tecnologia está presente na vida de todo mundo e afeta todas as áreas, não é novidade para ninguém. Que hoje quase tudo se resume ao uso de smartphones, que a cada estão mais modernos e dinâmicos, tampouco. Contudo, algumas inovações ainda surpreendem, por mais que tenhamos acesso a elas constantemente. Então, pense nessa situação: uma sala de aula sem carteiras. As paredes de alvenaria são substituídas por vidros. O branco dá lugar a cores vibrantes nas paredes. Arquibancadas, puffs e assentos móveis, que permitem montagem em diversos formatos, estão colocados sob um chão de grama sintética. Você pode sentar, se deitar, ficar à vontade tirando seus sapatos para estudar, na presença de seu professor, que será um mediador no processo de aprendizagem, e não somente o que leva o conhecimento. O caderno, aquele com folhas brancas, pautas e linhas, dá lugar ao seu tablet ou telefone celular.

Conseguiu visualizar a cena? Acha impossível, ainda mais nos dias atuais? Se sua resposta foi não, vai se surpreender! As Metodologias Ativas, nome dado a essa nova forma de ensinar, já é realidade para alunos e professores do Grupo Unis. Os 3 campi que formam o Centro Universitário do Sul de Minas possuem salas formatadas neste modelo. Nela, alunos e professores interagem de forma dinâmica, utilizando a tecnologia e ambos trocando experiências no processo de ensino-aprendizagem.

A inovação não para por aí. O Unis Pouso Alegre, uma das 5 unidades presenciais do Grupo, além dos polos de educação a distância espalhados por todo o país, foi todo formatado neste modelo educacional. As salas de aula, o ambiente, a forma de ofertar conhecimento promovem uma verdadeira ruptura com o formato tradicional de ensinar. Vejamos um exemplo prático: dentro da mesma sala de aula, o professor divide o espaço em formas distintas de conteúdo. O aluno, passando por cada um desses pontos, precisa interagir de acordo com o que a proposta foi pedida. “O desafio é constante. Tanto professores quanto alunos estão, a cada momento, superando desafios e, principalmente, adquirindo conhecimento. Nada é mais prazeroso do que ver o aluno sendo protagonista de seu conhecimento”, explica o Presidente do Grupo Unis, Prof. Me. Stefano Barra Gazzola.

Inovação de ponta

O Sul de Minas sai na frente na oferta desse estilo repensado de ensinar. Em grandes centros, por exemplo, a iniciativa ainda é tímida. Antes de investir no espaço e na capacitação de professores e colaboradores, o Grupo Unis foi a campo pesquisar o trabalho feito. Uma viagem à Finlândia, país referência em educação superior, foi o pontapé final para a introdução do trabalho. Lá, o professor funciona como um mentor e o aluno tem autonomia para buscar seu conhecimento. A viagem veio ao encontro de anos de estudos. O Grupo Unis compõe, há mais de 3 anos, o STHEM Brasil, um consórcio inédito no Brasil e que reúne Instituições de diversas regiões, estudando e multiplicando ações voltadas para o desenvolvimento de capital humano, inclusão social e crescimento econômico nos países da América Latina e do Caribe por meio de processos de estímulo à inovação acadêmica e ao aperfeiçoamento da educação superior.

Aperfeiçoamento de educadores da região

Par atuar com as Metodologias Ativas, o Grupo Unis tem oferecido capacitação a seus professores e também a educadores dos mais distintos segmentos de toda a região. Em Pouso Alegrem por exemplo, 30 professores do Ensino Médio de escolas públicas das cidades de Ipuiuna, Conceição dos Ouros, Pouso Alegre e Cachoeira de Minas receberam treinamento, aliando conhecimento e prática e os tirando somente da condição de transmissor de informações.
O papel do professor dentro das Metodologias Ativas é o de oferecer oportunidades, materiais e estratégias adequados para a aprendizagem, podendo, ainda, identificar as potencialidades dos estudantes e ajudar a desenvolvê-las” explica o Superintendente Acadêmico do Grupo Unis e um dos mentores das Metodologias Ativas, Prof. Dr. Nilton dos Santos Portugal.

Espaço para a comunidade

A comunidade tem usufruído do espaço destinado às Metodologias Ativas das mais diferentes formas. Um exemplo são os moradores do bairro São João, em Pouso Alegre. Com cerca de 30 mil habitantes, ele é considerado um dos mais populosos da cidade, por isso enfrenta problemas dos mais variados aspectos, como o alto índice de usuários de drogas e carência de atividades culturais e educacionais.

Pensando em auxiliar as crianças e adolescentes que moram no espaço, os professores da Escola Estadual Professora Geraldina Tosta, que fica localizada no bairro São João, idealizaram o Projeto Resgate, que busca tirá-los das ruas, desenvolvendo, além do interesse pelos estudos, um trabalho que engloba valores éticos, civis e morais.

O Grupo Unis firmou parceria com o projeto e abriu suas portas para que os participantes possam conhecer e se interessar por uma nova realidade, envolvendo estudo, pesquisa e orientação profissional. Os estudantes do Ensino Médio poderão participar semanalmente de aulas de qualquer curso de graduação oferecido pela Instituição, além de receberem orientação vocacional oferecida por profissionais. Enquanto isso os alunos do Ensino Fundamental participarão de atividades lúdicas dentro da Faculdade. As ações acontecerão 1 vez por semana.

Pós-Graduação em Metodologias Ativas

Pensando em promover atualização acadêmica dos profissionais voltados para a docência em todos os níveis, a Gestão de Pós-Graduação do Grupo Unis inicia nesta sexta-feira, 13 de Abril, um curso a distância de Metodologias Ativas. As atividades serão realizadas de forma bimestral, com duas disciplinas simultâneas.

De acordo com o Coordenador de Núcleo de Pós-Graduação, Prof. Me. Viviel Carvalho, 150 pessoas, dentre elas professores e profissionais da educação, estão inscritas no curso. “As atividades buscam possibilitar a reflexão sobre o papel dos profissionais frente à diversidade cultural encontrada na sala de aula e presente no ambiente acadêmico atual, além de prepará-los para o atendimento às novas diretrizes pedagógicas e às principais atualizações metodológicas”, explica.

O curso terá, ao todo, oito disciplinas que se desenvolverão em um período de oito meses, utilizando das ferramentas e técnicas de Metodologias Ativas para possibilitar ao docente e aos demais profissionais da educação o conhecimento acerca das atuais metodologias estabelecidas pelo MEC.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos