Solenidade de abertura do Congresso Internacional do Unis reúne delegações nacionais e internacionais em cerimônia que celebra a diversidade

Na última segunda-feira (22/05) aconteceu a solenidade de abertura oficial do 9º Congresso Internacional do Grupo Unis, no Theatro Capitólio, em Varginha, reunindo delegações nacionais e internacionais parceiras da instituição convidadas para a edição de 2023 do evento, além de autoridades civis e militares e representantes do meio acadêmico e empresarial da região.

O Congresso Internacional é um evento tradicional do Unis, que conta com atividades gratuitas e abertas para todos os públicos do meio acadêmico e da sociedade, programadas para acontecer até o dia 26/05. “Com foco no tema ‘Somos únicos em um mundo diverso’, trabalhando a diversidade e a inclusão nas organizações, o evento deste ano busca destacar que cada ser humano é subjetivo e composto por diferentes características, o que constitui a beleza da diversidade e ressalta a pluralidade de aspectos individuais. Através deste tema, ratificamos o compromisso do Unis em ser ponta de lança de uma educação cada vez mais empática”, destacou em sua fala o Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas, Prof. Felipe Flausino.

A noite foi marcada por diversos momentos que celebraram a diversidade e a necessidade de sermos mais inclusivos. A abertura teve início com uma apresentação musical da artista varginhense Estephanie Nascimento, que recebeu o grande público que lotou o Theatro Capitólio com músicas que destacam a importância e beleza dos nossos traços individuais. “A temática deste ano é extremamente relevante, atual e necessária de ser colocada em destaque, e foi escolhida porque a diversidade de cor, de raça, de etnia, de orientação sexual, de aspectos neurológicos, de preferências, de valores, de religião, de cultura, de forma de pensar, de falar, de vestir, de se posicionar e de existir, entre outras individualidades, constituem os seres humanos e nos fazem seres únicos”, destacou o Chanceler do Unis Prof. Stefano Barra Gazzola em sua fala.

Em seguida foi formado o painel de honra no palco do Theatro reunindo delegações nacionais e internacionais parceiras da instituição convidadas para a edição de 2023 do evento de países como Finlândia, Romênia, Portugal, Paraguai, além de autoridades civis e militares e representantes do meio acadêmico e empresarial da região. Neste momento, autoridades foram convidadas a trazerem falas ao público, entre eles o Presidente da Fepesmig, Prof. Luiz Carlos Vieira Guedes, o Reitor do Unis, Prof. Felipe Flausino, o Chanceler do Unis, Prof. Stefano Barra Gazzola, o Prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo e o Coordenador Geral do Projeto HEIComp da Finlândia, Tero Uusitalo, que falou aos presentes um pouco sobre o projeto internacional, desenvolvido em parceria com nove instituições de cinco países (Brasil, Finlândia, Romênia, Portugal e Paraguai) e tem como objetivo desenvolver um modelo de aprendizagem com integração dos estudos acadêmicos com a vida profissional.

A noite contou também com uma palestra de abertura, que trouxe Paula Andrade, Head de RH da Philips Brasil com mais de 15 anos de experiência na área, para falar aos presentes sobre o tema “Diversidade de gênero nas organizações”. A palestrante narrou um pouco das suas experiências como Especialista em Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Talentos, e sobre sua atuação com projetos de liderança feminina, diversidade e inclusão e RH como parceiro estratégico dos negócios.

A programação da noite trouxe outras apresentações culturais, com grupos de dança da FUVAE e da Academia Elaine Nascimento, de Varginha.

A noite de abertura do Congresso foi encerrada na Cidade Universitária, com um jantar que reuniu as delegações convidadas para o Congresso, com lideranças e empresários da região, para uma apresentação mais aprofundada sobre o Projeto HEIComp, financiado pela União Europeia que visa aproximar os alunos de instituições de ensino superior às empresas e ao mercado de trabalho.

Sobre o Congresso Internacional

O evento deste ano está acontecendo em um formato híbrido, com atividades virtuais e presenciais, entre palestras, oficinas, minicursos, workshops, debates e práticas, que buscam atuar de forma efetiva em propostas de empoderamento e incluir a sociedade como agente direto na solução das metas apresentadas.

Além disso, o Congresso traz também ótimas oportunidades para a integração cultural, tanto possibilitando o contato entre os participantes internacionais e a nossa comunidade, como também promovendo atrações culturais que encerram todos os dias do Congresso com muita energia e entretenimento.

Mais informações sobre o 9º Congresso Internacional podem ser encontradas no site: ci.unis.edu.br.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos