Secretaria de Saúde de Varginha realiza ações contra o vírus da raiva com apoio de alunos de Medicina Veterinária

No dia 20 de maio a Secretaria de Saúde de Varginha confirmou um caso de raiva em um morcego encontrado morto em uma creche na região da Vargem. O animal foi encontrado e recolhido no dia 17, e submetido a análises laboratoriais que confirmaram a presença do vírus.

No mesmo dia a Secretaria implementou ações preventivas na região com o intuito de prevenir que a doença se espalhe. Alunos do sexto período do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário do Sul de Minas acompanharam as ações que consistiram em: bloqueio vacinal no entorno da região onde apareceu o morcego; rastreamento na região para busca de outros morcegos; visitas nas residências para orientar os moradores, quanto aos cuidados; alerta para as unidades de saúde da região, para os hospitais e pronto atendimentos.

Tais ações de bloqueio são imprescindíveis para a prevenção e controle de possíveis focos da doença. Além disso, permite o engajamento dos alunos com a sociedade, os animais e o ambiente que ambos compartilham”, comentou a Profa. Dra. Elizangela Guedes titular das disciplinas de Epidemiologia e Saúde Pública e Parasitologia.

Além dessas ações, por 30 dias, os cães do Abrigo de Animais (Canil Municipal) e outros abrigos não poderão ser entregues para adoção. A Secretaria de Saúde orienta moradores a, caso encontrarem um morcego, não tocarem no animal e acionar o Centro de Zoonoses, pelo telefone: 3690-2276.