Revista da Associação Brasileira de Nutrição publica artigo desenvolvido por professores do Grupo Unis

Um grupo de professores do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas desenvolveu um artigo que foi publicado no décimo volume da revista da Associação Brasileira de Nutrição (RASBRAN).

Com o título “Restrição de glúten e caseína em pacientes com transtorno do espectro autista”, o trabalho foi produzido em conjunto pelos professores do Grupo Unis Yara Rodrigues Amaro Pimentel, Camila Teodoro Rezende Picinin, Daniele Caroline Faria Moreira, Érika Aparecida Azevedo Pereira, Marco Antônio Olavo Pereira e Brunna Sullara Vilela.

O transtorno do espectro autista interrompe processos normais de desenvolvimento social, cognitivo e comunicativo, manifestando-se normalmente até os três anos de idade e prevalência no sexo masculino. Estudos buscam fatores que possam contribuir para a redução da manifestação de sintomas ou características especificas. O principal objetivo do artigo foi avaliar a presença de alterações comportamentais e sintomas de distúrbios gastrointestinais em decorrência da restrição de glúten e caseína em portadores do autismo.

O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas e realizado na Fundação Varginhense de Assistência de Excepcionais em Varginha – Minas Gerais, no segundo semestre de 2015. Foram avaliados 8 autistas com idade entre 2 e 25 anos. Após orientação aos pais, houve intervenção dietética, sugerindo a restrição da caseína por 4 semanas e posteriormente do glúten por 7 semanas, totalizando 11 semanas de restrição. Todos os voluntários apresentaram melhora em pelo menos um dos sintomas característicos do transtorno. O sintoma que apresentou maior evolução foi a agressividade em 62,5%, seguido da estereotipia em 50% dos voluntários. Com relação aos sintomas gastrointestinais, quatro mães relataram melhora após restrição do glúten e caseína.

Em conclusão, observou-se que a restrição dessas proteínas gera melhora dos sintomas apresentados que pode impactar na qualidade de vida dos indivíduos com o transtorno do espectro autista. No entanto, mais estudos randomizados, controlados, com cálculo amostral são necessários para confirmar os efeitos dessa dieta.

O artigo completo pode ser acessado clicando aqui.

Sobre a RASBRAN

A RASBRAN é a revista da Associação Brasileira de Nutrição que divulga e incentiva o desenvolvimento da ciência e pesquisa nutricional em diversas áreas. Conta com renomado corpo editorial, professores-pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. Trata-se de uma publicação semestral.

A RASBRAN é um veículo de divulgação e incentivo ao desenvolvimento da ciência e pesquisa da nutrição nas áreas de Esportes, Clinica, Alimentação Coletiva, Marketing, Tecnologia dos Alimentos, Saúde Coletiva, Ensino, entre outras.

Destaca-se a proposta de oferecer à comunidade científica uma revista eletrônica, com menores custos em comparação à impressa, permitindo a divulgação das pesquisas científicas em tempo real, oferecendo mecanismos eletrônicos que agilizem o processo de submissão, revisão, maior controle na emissão de pareceres e leitura, proporcionando a rápida circulação do conhecimento científico, atingindo um amplo universo de leitores.