Projeto de Carona Solidária atende universitários de Varginha e região

Foi-se o tempo em que o caos no trânsito era realidade somente das grandes cidades. Hoje em dia já é comum vermos engarrafamentos e outros contratempos provocados pelo excesso de veículos em todos os lugares. As cidades têm crescido e com elas a necessidade de transporte para se locomover com mais rapidez.

A maioria das pessoas enfrenta essa realidade diariamente. O pouco tempo entre os compromissos faz com que cada um procure a forma mais rápida para se locomover. Contudo, as dificuldades surgem quando muitos carros, motos e ônibus tentam circular ao mesmo tempo. E não somente nós somos vítimas. O meio ambiente também sofre com o excesso de fuligem, com a poluição causada pela queima de combustível, entre outros.

Pensando em minimizar essas dificuldades e contribuir para o equilíbrio do meio ambiente, um grupo de alunos do Centro Universitário do Sul de Minas criou o projeto “Se essa rua fosse minha”. Através de sinalizações em pontos estratégicos e das Redes Sociais, as pessoas podem oferecer ou conseguir a carona que precisam.

“A ideia surgiu da nossa própria experiência, pois várias vezes saímos mais cedo das aulas ou queríamos ir para o centro e não tínhamos como fazê-lo, pois dependíamos de outras pessoas. Por isso, tentávamos pedir carona na saída do UNIS mas, por não haver um local e costume dos motoristas, era difícil consegui-la”, relata a estudenta Mariana Bacha, uma das criadoras do projeto

A princípio, o projeto atenderia somente os estudantes que se deslocam para o Campus II e Cidade Universitária, porém, o alcance foi maior e hoje é possível atender a todos os estudantes da cidade, sendo eles do Grupo Unis ou não. Alunos de outras cidades já manifestaram interesse em participar também. “As pesquisas que fizemos sobre o ‘carpooling’ (carona solidária) nos outros países relatavam uma melhora considerável do trânsito e na duração do trajeto. Diante disso, espera-se que o Ponto da Carona colabore para a diminuição do trânsito na cidade e do tempo que se gasta para chegar ao Grupo Unis. Além disso, o projeto colabora para a construção de uma sociedade mais colaborativa e preocupada com as questões de sustentabilidade”, ressalta.

Clique aqui para acessar o link para a página no Facebook.