Projeto de alunos da FIC arrecada fundos para realizar festa de natal na APAE de Cataguases

Durante todo o ano de 2017 os alunos do quarto período do curso de Administração das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) realizaram o Projeto Doe Felicidade, com o objetivo de promover, ao final do ano, uma festa de natal para estudantes da APAE do município, além de organizar um projeto de leitura nos bairros.

Ao longo do ano os estudantes e professores estiveram presentes em vários eventos organizados na cidade, sempre vendendo camisetas, ou realizando ações que permitissem arrecadações para atingir os objetivos do projeto.

No dia 11 de dezembro a primeira etapa de culminância do projeto foi concluída com sucesso. A festa de natal para alunos da APAE Cataguases contou com entrega de presentes, atrações, e até a esperada chegada do Papai Noel.

O projeto de leitura nos bairros é uma ação que tem a responsabilidade social como principal objetivo. O projeto está dividido em dois momentos distintos: o primeiro momento envolverá a elaboração de um livro de histórias infantis com temas voltados para cidadania, valores e empreendedorismo mirim. O livro reunirá histórias escritas por alunos da Instituição, professores, alunos da comunidade cataguasense e convidados especiais.

O segundo momento do projeto está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2018, onde alunos do curso de Pedagogia promoverão a contação de histórias nos bairros da cidade de Cataguases, nestes dias serão distribuídos gratuitamente, para cada criança, um exemplar do livro infantil produzido. A ideia é que as crianças continuem lendo as histórias e conheçam um pouco mais sobre o conteúdo que o projeto busca semear.

Sobre o Projeto Doe Felicidade

O projeto Doe Felicidade consiste em uma iniciativa de alunos e professores da FIC. Há seis anos os participantes estão atuando junto à comunidade de Cataguases e região, estimulando o empreendedorismo social dos alunos e a responsabilidade social no âmbito educacional. O projeto conta a cada ano com diferentes parceiros que se juntam a essa corrente do bem.

De acordo com os organizadores do projeto, Prof. Altamiro Junior e Profa. Mágda Mazini, em 2017, houve uma migração das ações de filantropia para ações de responsabilidade social. “Nosso intuito é iniciar um projeto que potencialize o futuro das crianças de nossa cidade. Nós acreditamos que a leitura é um instrumento transformador e pode contribuir com um futuro melhor e mais feliz”, explicou o Prof. Altamiro.

Durante os últimos anos foram desenvolvidas as seguintes ações:

2011 – Famílias carentes indicadas pela Sociedade São Vicente de Paulo – Foram doadas cestas de natal para 40 famílias selecionadas pela instituição;

2012 – APAE – Realizou-se a Festa de Natal para 360 crianças e funcionários da APAE no espaço de festas Manto Verde, além de aquisição de uma camisa de uniforme para cada criança;

2013 – Lar São Vicente de Paulo; e APAE; Festa de Natal para os idosos do Lar São Vicente de Paulo, além de aquisição de dois televisores e antena digital para uso dos idosos do lar; Festa de Natal para as crianças e funcionários da APAE no Manto Verde;

2014 – Creche SOS; Lar São Vicente de Paulo; e APAE – Aquisição de um uniforme para cada criança da Creche SOS; Pagamento de um ano de fisioterapeuta para atuar com os idosos no Lar São Vicente; e Festa de Natal para as crianças e funcionários da APAE no Manto Verde;

2015 – Casa da Criança, Brinquedoteca hospitalar; Lar São Francisco; e APAE – Aquisição de brinquedos pedagógicos para a casa da criança; aquisição de um televisor para a brinquedoteca do hospital; aquisição de materiais de uso e consumo para o Lar São Francisco; e Festa de Natal para as crianças e funcionários da APAE.

2016 – APAE e Lar São Vicente de Paulo – Tradicional Festa de Natal para as crianças e funcionários da APAE; e aquisição de um fogão industrial para o Lar São Vicente de Paulo.