Professores da FIC buscam implementação de Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal em Cataguases

No final de 2017 uma parceria inédita entre a Receita Federal e o Grupo Unis deu à luz o NAF, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. Instalado no Centro Universitário do Sul de Minas, o Núcleo ofereceu assistência tributária e fiscal à comunidade de Varginha e região.

No dia 06 de julho o Grupo Unis deu mais um passo em direção à ampliação dos atendimentos. Os Coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis e Administração das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC), Prof. Jesusimar de Oliveira Dornelas e Prof. Luiz Antônio Paixão de Rezende, visitaram a agência da Receita Federal em Barbacena/MG. Na ocasião os professores se reuniram com a Representante da Educação Fiscal da Receita Federal de Juiz de Fora, Ana Cristina Iatarola a fim de discutirem os termos para implantação do NAF em Cataguases.

Além de qualificar os profissionais, o NAF vem para desafogar o trabalho da Receita Federal, que hoje atende 113 cidades da região. Dentre os mais de 300 NAF’s espalhados pelo país, o Núcleo comandado pelos alunos e professores do Grupo Unis registrou, no mês de abril, um total de 844 atendimentos, sendo o quarto maior do Brasil, e o segundo maior de Minas Gerais.

O Núcleo serve como apoio a pessoas físicas e pequenos empresários para orientação aos serviços da Receita Federal e pode ser estendido também para outros órgãos. Os alunos serão capacitados pelos professores que usarão recursos pedagógicos e material disponibilizado pela Receita Federal. “O objetivo é trazer para o ambiente acadêmico questões práticas do dia a dia das profissões e em contrapartida prestar serviços a comunidade, como já fizemos no mutirão do imposto de renda ocorrido em 2017 e 2018, realizado pelos cursos de Contábeis e Administração”, explicou o Prof. Jesusimar Dornelas.

No início do segundo semestre os alunos da FIC passarão por uma capacitação incluindo visitas à Delegacia da Receita Federal em Juiz de Fora e ao Porto Seco para entender a ampla rede de serviços prestados pelo órgão, inclusive com o acompanhamento dos processos de importação e exportação.