Professora do Mestrado do Grupo Unis palestra sobre Metodologias Ativas

No dia 23 de janeiro, a Profa. Mariana Aranha de Souza, docente do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Grupo Unis, palestrou para aproximadamente 130 professores das cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Caçapava sobre “Metodologias Ativas de Aprendizagem”.

Em decorrência de o público ouvinte ser composto de professores de colégios das cidades, a conversa ministrada pela Profa. Mariana reuniu importantes reflexões acerca da concepção de educação na atualidade, intermediando os conceitos teóricos com a realidade prática vivida tanto pelo professor quanto pelo aluno, em sala de aula.

Um dos objetivos da conversa foi justamente considerar a compressão interdisciplinar rumo ao conhecimento, além, também, de analisar como a organização e o trabalho pedagógico se organizam neste novo cenário.

Hoje se fala muito em Metodologias Ativas de Aprendizagem, mas é preciso compreender qual a importância de usá-las e o quanto isso impacta na aprendizagem do aluno e no trabalho do professor”, comentou Mariana.

Sobre o Mestrado

O Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional é desenvolvido de forma interdisciplinar e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O curso integra a área de Gestão, Formação e Desenvolvimento e tem como objetivos principais formar pesquisadores e gerar conhecimentos a partir de uma perspectiva interdisciplinar, qualificando pessoal para o exercício de atividades de pesquisa, magistério superior e gestão e desenvolvimento regionais.

Os estudos e trabalhos desenvolvem-se ao longo de duas linhas de pesquisa. A primeira é Gestão, Organizações e Políticas de Desenvolvimento, cujo objetivo é pesquisar as políticas públicas de caráter local e regional e os processos de gestão das organizações, bem como a integração entre eles. A segunda linha de pesquisa, Processos Formativos e Desenvolvimento, busca investigar as dimensões teóricas e práticas relacionadas aos processos de formação em geral, orientados para o desenvolvimento e a redução das desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais.

O Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional está com inscrições abertas para a terceira turma, que podem ser realizadas até o dia 27 de fevereiro clicando aqui. O edital com todas as informações a respeito do mestrado pode ser acessado clicando aqui.