Professora do Grupo Unis publica capítulo em livro sobre democratização da educação

A Profa. Scheilla Guimarães de Oliveira, que ministra as disciplinas de “Tecnologias Aplicadas à Educação” e “Educação Especial Inclusiva e Arte, Educação e Ludicidade”, no curso de Pedagogia do Centro Universitário do Sul de Minas, publicou um capítulo no Livro “Desafios à Democratização da educação no Brasil Contemporâneo”.

De acordo com a Profa. Scheilla o capítulo aborda o tema de “Profissionalização do magistério no contexto de uma gestão da educação pública: A administração gerencial”. “O tema abordado é recorrente em nível nacional e internacional, pois há mais de dez anos o professor foi elevado à categoria de trabalhadores da educação, como profissionais do ensino, mas até hoje, grande parte deles não se reconhecem profissionais, não questiona o que isso pode significar para a carreira do magistério, quais são as mudanças que vêm ocorrendo na profissão. Existe um novo modelo de gestão pública em andamento, com o nome “Reforma”, que chega também às instituições de ensino, com novas formas de regulação, controle e gestão”, explicou.

A Profa. Scheilla escreveu o artigo em parceria com a sua orientadora de Mestrado em Educação pela UNIVAS – Universidade do Vale do Sapucaí, Profa. Neide Pena Cária. “Primeiramente, nós ministramos um minicurso com o título ‘Profissionalização do magistério: relações entre o trabalho docente, gestão e organização do trabalho educativo’ durante o I Congresso de Educação do Vale do Sapucaí (CEVS). No minicurso procuramos mostrar aos participantes o que significa ser um professor profissional, explicamos quais são as reformas que vêm ocorrendo desde a década de 1990 na educação, com enfoque em uma gestão para resultados”, concluiu.

O download do livro pode ser realizado de forma gratuita. Para acessá-lo, clique aqui.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos