Professora do Grupo Unis escreve capítulo em livro sobre diversidade

No começo de 2019 a editora Atena lançou o terceiro volume da série de livros “Diversidades: diferentes, não desiguais”. A obra apresenta discussões de conceitos de cor, raça, gênero, propostas por diversos autores que nos convidam a pensar nas implicações que esses conceitos têm na vida cotidiana.

A Profa. Dra. Terezinha Richartz, que leciona nos cursos de graduação do Centro Universitário do Sul de Minas, participou do desenvolvimento do livro e escreveu um dos 30 capítulos contidos na obra.

Intitulado como “Corpos deficientes e diferentes: discurso sobre a diversidade e a política de inclusão no Plano Municipal de Educação”, o capítulo 14, de autoria da Profa. Terezinha, propõe uma discussão acerca da presença do tema “diversidade” dentro das escolas. “As políticas reparatórias e a incorporação de novas demandas devem pautar o PME, assim como outras políticas públicas de educação, pois a inclusão da diferença tem espaço privilegiado na escola”, explicou.

Segundo o texto desenvolvido pela Profa. Terezinha, a palavra diversidade traz à tona a luta política enfrentada por deficientes e pessoas que defendem o respeito à diversidade sexual. “A política de inclusão, especialmente do sujeito deficiente, tem gerado controvérsias porque torna necessária a alteração da estrutura física e pedagógica das instituições de ensino. Quanto à diversidade sexual, os valores religiosos e morais são outros empecilhos para avanços na questão”, afirmou.

De acordo com Terezinha, o objetivo desta comunicação é debater a tentativa de controle social dos corpos deficientes e diferentes através do discurso sobre os perigos do emprego do termo diversidade no PME da cidade de Varginha (MG).

Os dados apontam que o ensino municipal da próxima década será marcado por dificuldades, uma vez que o ‘medo’ acerca da ideologia de gênero e as restrições à implantação da acessibilidade nas escolas levaram à retirada da palavra diversidade do texto final do PME”, concluiu.

O livro “Diversidades: diferentes, não desiguais III”, está disponível no formato online e pode ser acessado gratuitamente clicando aqui.