Professor do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional participa de evento nacional

O Prof. Pedro dos Santos Portugal Júnior, do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, participou no dia 25 de março do V Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (V SEDRES) realizado pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Trata-se de um dos principais eventos da área de desenvolvimento regional no Brasil com a presença de pesquisadores, alunos e professores do país e do exterior.

No evento, o Prof. Pedro apresentou o trabalho “Dinâmica da Base de Exportação e Crescimento Econômico: uma Análise no Município de Varginha – MG” escrito em conjunto com os professores Rodrigo Franklin Frogeri, Fabrício Pelloso Piurcosky, Nilton dos Santos Portugal e Alessandro Ferreira Alves.

O trabalho apresentou e correlacionou as taxas de crescimento da exportação e do PIB de Varginha entre os anos de 2003 e 2017, demonstrando que as exportações não contribuíram de maneira efetiva para o crescimento econômico do município tendo em vista que a pauta exportadora é muito concentrada apenas no café em grão cru sem grande geração de valor agregado.

A equipe de professores e alunos do mestrado do Unis continuam a aprofundar os estudos nesta temática, visando analisar a dinâmica do desenvolvimento social e econômico da região do Sul de Minas e propor ações e políticas importantes nesta área.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos