Professor do Grupo Unis publica capítulo em livro sobre comunicação

O Prof. Dr. Romilson Santos, do Centro Universitário do Sul de Minas, teve um capítulo publicado no livro “Comunicação, Cultura e Mídias Sociais”. O material é resultado do “XIV Congresso Ibero-americano de Comunicação – IBERCOM 2015”.

Segundo o professor, neste congresso, pesquisadores nacionais e estrangeiros apresentaram o que há de mais recente e inovador em pesquisas na área de Comunicação. “O meu capítulo está na sessão ‘História da Comunicação e dos Meios’. Sendo assim, apresentei as transformações das bases temáticas na audiovisualidade televisiva brasileira. No capítulo fica evidente que as obras audiovisuais, estão se apropriando das práticas sociais ordinárias como temática de suas obras televisivas. Logo, tal fato caracteriza uma busca dos meios de comunicação em estabelecerem uma mediação ou talvez uma interação com os cidadãos”, explica.

“O trabalho foi enviado para o Congresso e avaliado por uma equipe de coordenadores estrangeiros e brasileiros. Após a avaliação ficou decidido que o trabalho estava aprovado para ser apresentado no congresso e fazer parte do livro, assim como todos os outros aprovados no evento”, ressalta o professor.

Por fim, o Prof. Romilson destaca a importância da pesquisa no âmbito educacional. “Em uma sociedade na qual a informação transborda do seu celular, fica evidente que aqueles alunos e professores que conseguem produzir conhecimento se destacam nessa atmosfera. No entanto, a produção de conhecimento está diretamente relacionada à pesquisa. Portanto, mostrar a importância da pesquisa aos alunos é mostrar que eles podem também produzir conhecimento e não apenas reproduzir conteúdos”, finaliza.

O livro pode ser acessado no site: http://www.assibercom.org/congressoibercom2015/xiv-congresso-ibercom?id=102