Preço da cesta básica em Três Pontas tem elevação pelo segundo mês consecutivo

O Índice da Cesta Básica de Três Pontas (ICB – FATEPS/UNIS) teve elevação de 5,28% entre os meses de agosto e setembro, foi o segundo mês consecutivo de aumento no indicador.

A pesquisa coleta os preços de 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade, tendo como base a metodologia adotada pelo DIEESE a nível nacional. No acumulado deste ano de 2020 há uma elevação de 6,86%.

A pesquisa demonstrou que neste mês de setembro o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de Três Pontas é de R$458,89 sendo o maior valor da cesta desde o início da pesquisa em abril deste ano. Esse valor corresponde a 47,73% do salário mínimo líquido. Dessa forma, o trabalhador que recebe um salário mínimo mensal precisa trabalhar 96 horas e 37 minutos por mês para adquirir essa cesta.

Entre os meses de agosto e setembro de 2020, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisada em Três Pontas, 12 apresentaram alta dos preços médios, são eles: banana, arroz, óleo de soja, manteiga, feijão carioquinha, farinha de trigo, leite integral, tomate, café em pó, pão francês, carne bovina e açúcar. Apenas a batata teve queda em seu preço médio.

Foi possível perceber nesta pesquisa um comportamento atípico nos preços alimentícios em geral, fato que ocorreu também em quase todo o Brasil e também na pesquisa em Varginha. Grandes variações na oferta e na demanda causaram impactos que foram sentidos pelos consumidores e obrigou o governo a tomar providências para tentar minimizar esses efeitos. No entanto, produtos como arroz, óleo de soja, leite e seus derivados ainda devem passar por uma estabilização dos preços, para só depois apresentarem quedas mais consideráveis, a não ser que movimentos mais fortes de contenção da demanda ou de incentivo à oferta interna destes produtos impactem mais rapidamente nestes preços”, concluiu o responsável pela pesquisa Prof. Dr. Pedro dos Santos Portugal Júnior.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.