No último dia 09 de agosto, às 19h (Brasil) e 16h (México), a Pós-graduação e o setor de Relações Internacionais do Grupo Unis promoveram a aula de “Práticas Obstétricas e Neonatais”. A iniciativa foi realizada de forma online, com a participação de 100 pessoas, sendo 70% provenientes do México e 30% do Brasil.
De acordo com a coordenadora do setor de Relações Internacionais do Grupo UNIS, Ana Amélia Furtado de Oliveira, a aula aconteceu “em um contexto bilíngue, espanhol e português, em que estudantes e professores puderam interagir e compartilhar experiências sobre práticas obstétricas e neonatais na enfermagem”.
O momento foi conduzido pelas professoras do México, Gabriela Monter Juárez e Yesenia Olvera Ortega e pela professora brasileira, Dulce Mara B. dos Reis, do Grupo Unis.
Uma questão enfatizada é que o Conselho Federal de Enfermagem assegura a presença da Enfermeira Obstétrica em todo o serviço de saúde que ofereça assistência ao parto e ao nascimento.
“A Enfermeira Obstétrica colabora fortemente para que a mulher seja, de fato, a protagonista do seu parto. O parto humanizado e o empoderamento da mulher ao dar à luz são valorizados na Enfermagem Obstétrica, que está crescendo cada vez mais no Brasil e estão sendo mais valorizados pela população. O enfermeiro obstetra durante o parto, estabelece estratégias que facilitem a implementação de um atendimento mais humanizado e consequentemente livre de intercorrências consideradas irrelevantes, o que proporciona uma maior independência da mulher relacionada ao parto”, ressalta a enfermeira, Dulce Reis.