Pesquisadores do Departamento de Pesquisa do Unis publicam capítulo de livro sobre governo eletrônico e TI Verde

Pesquisadores do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis têm o prazer de anunciar a publicação de um capítulo de livro intitulado “e-Government and Green IT: The Intersection Point – Governo eletrônico e TI Verde: O ponto de interseção”.

O estudo foi coordenado por Rodrigo Franklin Frogeri, membro do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, juntamente com Pedro dos Santos Portugal Júnior, também membro do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, e os coautores Wendell Fioravante da Silva Diniz, professor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Campus Itabira, e Fabrício Pelloso Piurcosky, coordenador do Centro de Empreendedorismo, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Integrado, Campo Mourão, PR.

O capítulo de livro tem como objetivo identificar o ponto de intersecção entre o governo eletrônico (e-Government) e a TI Verde (Green IT) para permitir linhas de pesquisa interdisciplinares envolvendo esses temas. O estudo utilizou técnicas de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para identificar 102 estudos relacionados ao tema, além de aplicar Análise Léxica e Análise de Conteúdo ao corpus textual dos estudos identificados.

Os pesquisadores descobriram que embora não tenham identificado um ponto de intersecção direta entre os temas, o estudo apresenta resultados interessantes que podem orientar trabalhos futuros. Por exemplo, o estudo destaca que há uma predominância de estudos sobre TI Verde com foco apenas em organizações/indústrias em detrimento de governos. Os resultados deste estudo fornecem fundamentos para uma linha de pesquisa de natureza interdisciplinar envolvendo os dois temas (e-Government e TI Verde).

O capítulo de livro foi publicado pela editora Springer e já está disponível para leitura clicando aqui. Os pesquisadores do Grupo Unis continuam empenhados em realizar pesquisas interdisciplinares de alta qualidade, contribuindo para o avanço do conhecimento em diversas áreas.