Outubro Rosa: médico oncologista conduz palestra sobre prevenção do câncer de mama para alunos de Enfermagem e Nutrição

Na última segunda-feira (17/10), os alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas, participaram de uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama, conduzida pelo médico oncologista Dr. Bruno Aquino, no auditório da Cidade Universitária.

Organizada pela Profa. Graziela Junqueira, a palestra permitiu que professores e alunos dos cursos tivessem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e tirar dúvidas sobre o assunto, enquanto população e profissionais da saúde.

Em sua fala, o Dr. Bruno destacou a importância da detecção precoce através dos exames de rastreamento conforme a faixa etária e o autoexame das mamas e reforçou que, quanto mais precocemente a mulher ou o homem identificarem o câncer, maiores serão as chances de resposta ao tratamento, aumentando assim a taxa de cura.

“A palestra sobre o Câncer de Mama não só nos esclareceu os mecanismos como a doença atua e quais seus tratamentos, mas também nos abriu os olhos sobre tudo que podemos fazer para evitá-la”, comentou Fernanda Brandão, aluna de Enfermagem.

Muitas mulheres ao serem diagnosticadas com câncer sofrem com um dos efeitos colaterais que mais impactam sua vida fisicamente e emocionalmente: a queda de cabelo. Na palestra, o Dr. Bruno explicou sobre um método inovador que está sendo usado nas clínicas particulares que diminui a queda de cabelo de forma parcial e em alguns casos impede a queda total do cabelo, a touca antiqueda.

“No mês de outubro, em que se comemora a conscientização sobre o câncer de mama, fomos presenteados com uma palestra/aula com o Dr. Bruno Aquino. Em suas explanações, falou-se sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, assim como inovação na preservação da queda capilar. A integralidade das áreas de saúde foi destacada, além dos cuidados, atenção e tratamento ao paciente oncológico como suporte durante todo o processo”, explicou Erica Suianne, aluna de Nutrição.