Outubro Rosa: alunos de Fisioterapia oferecem orientações gratuitamente em Varginha

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Movidos pela campanha, alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Sul de Minas estiveram com mulheres presentes no Núcleo de Atendimento Materno Infantil de Varginha, oferecendo orientações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama como também do câncer de colo do útero.

Os universitários frisaram a importância do corpo e de sua história embasados no mote da campanha de 2019 “Cada corpo tem uma história”.  Os alunos realizaram uma explanação teórica de conceitos, uma dinâmica e exercícios que fazem perceber o próprio corpo, além de distribuírem cartilhas explicativas quanto à forma de realizar o toque nas mamas.

Nos últimos anos, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) tem trabalhado com a população feminina a importância de “estar alerta” a qualquer alteração suspeita nas mamas, assim como tem desenvolvido ações com gestores e profissionais de saúde sobre a importância do rápido encaminhamento para a investigação diagnóstica de casos suspeitos e início do tratamento adequado, quando confirmado o diagnóstico.

O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.